TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra fria

Por:   •  19/5/2015  •  Dissertação  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 2

Guerra fria

Guerra fria é a designação atribuída ao período de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudesse expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (partido comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, e outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.

Dentre os principais símbolos e acontecimentos que marcaram esse período estão: Corrida Espacial, uma disputa dos EUA e URSS no que se refere aos avanços espaciais. Corrida armamentista, uma disputa no setor bélico e militar. Caça as bruxas, forte política de combate ao comunismo  liderada pelos EUA.

Plano Marshall e COMECON, plano para desenvolver economicamente os países membros, criados pelos EUA e URSS, respectivamente.

O que mais marcou esse período, no entanto, foi a divisão da Alemanha em República democrática da Alemanha, sob influência soviética e em República Federal da Alemanha, sob influência dos países capitalistas e a construção do Muro de Berlim em 1961 a mando do governo da República Democrática Alemã para impedir o fluxo de pessoas que migravam para a Alemanha Ocidental. O Muro foi derrubado em 1989, sendo um marco do fim da guerra que se encerrou em 1991 com o desmembramento da União Soviética.

Há quem diz, no entanto, que a Guerra fria não acabou,  apenas tomou ritmos diferentes entre eles os conflitos e os interesses dos países. Os EUA por exemplo que vê o Oriente Médio como região estratégica para importarem o ouro negro.

Talvez agora a Ucrânia e Venezuela que são distantes em kms, possuem realidades políticas sociais, econômicas e culturais distintas, estejam vivendo uma espécie de retorno á Guerra Fria com envolvimento financeiro e político do governo dos EUA na atuação os manifestantes contra os governos tanto da antiga república soviética, quanto do país do Hugo Chaves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com