TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ

Por:   •  10/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.512 Palavras (19 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ – 60h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?

R= Com o fim de Constantinopla ocasionou as Grandes Navegações, já que essa região tinha um forte elo com o comércio asiático. A partir daí, países como Itália, Portugal, Espanha e França tiveram que encontrar novas rotas para lucrar com as especiarias. Além disso, Portugal foi um dos países mais privilegiados, já que se localizava no Oceano Atlântico e poderia comunicar-se facilmente com a Inglaterra. A partir daí, expedições para tomar o norte da África, a fim também de expandir o cristianismo e armazenar matérias-primas se intensificaram no país, principalmente no seu litoral. Portugal, que tinha um fraco potencial na época para a soberania colonial, ficou sem rotas para as Índias e Vasco da Gama teve uma grande ideia: dar a volta no mundo para chegar às Índias! Daí, o descobrimento da América impulsionou de maneira absurda a expansão europeia.

2. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo.

R=Os Portugueses descreviam o Brasil como um “paraíso” devido o encantamento que tiveram com a terra, o clima, a vegetação e ainda o encantamento com as índias. Pedro Vaz de Caminha escreveu uma carta onde descreve esse encantamento.

3. Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos.

De 1500 a 1530, Portugal, mais interessado em suas colônias nas Índias, não possuía interesse pelas terras brasileiras. A partir, porém, da perca do monopólio do comércio das especiarias para os Ingleses, começaram a olhar melhor para a sua colônia.

Este período de nossa História é chamado de Pré-Colonial e nele, só foram enviadas para cá, expedições guarda-costeiras e de reconhecimento do território.

É com Martin Afonso de Souza, que de fato, inicia-se a colonização portuguesa. Trouxe 400 homens, animais e mudas de plantas. Formou a vila de São Vicente e o nosso primeiro engenho de cana-de-açúcar. Entrou também em contato com os líderes indígenas locais.

Iniciada a colonização, também começou a escravidão indígena. Muitos colonos, já acostumados com o serviço escravo na corte, quiseram obrigar os índios a trabalhar em suas lavouras. Os padres jesuítas interessados em sua catequese foram contra.

No Brasil colonial, os escravos estavam presentes em quase todas as atividades econômicas. Explorados e agredidos, escravos tanto indígenas como africanos organizaram inúmeras rebeliões, jamais aceitaram sua condição.

A escravidão foi à saída para os colonizadores portugueses, visto que encontraram graves problemas na mão de obra para conseguir colonizar o país. Os índios procuravam de todas as maneiras se defenderem do assédio português, que improvisaram negros como soldados para prender os índios. Era a luta titânica de escravo contra escravo

4. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

R=A Inconfidência Mineira, também citada como Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta de natureza separatista ocorrida na então capitania

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com