TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.518 Palavras (15 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 60h

[pic 3][pic 4]

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.

        

  1. A Ao longo de sua história, o Brasil tem enfrentado o problema da exclusão social que gerou grande impacto nos sistemas educacionais. Hoje, milhões de brasileiros ainda não se beneficiam do ingresso e da permanência na escola, ou seja, não têm acesso a um sistema de educação que os acolha. Pensando nisso, elabore um resumo, identificando os momentos mais importantes do percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil.

R: A Educação de Adultos, no Brasil, acompanha a história da educação como um todo, que por sua vez, acompanha a história dos modelos econômicos e políticos consequentemente, a história das relações de poder dos grupos que estão no exercícios do poder. A partir da revolução de 1930 as mudanças políc. as e econômicas permitiram finalmente o da consolidação de um sistema político de educação de um sistema.

Político de educação elementar no país ocorrendo consequentemente experiências significativas na área a demanda provocada pelo processo de urbanização e industrialização exigia a ampliação da escolarização para adolescentes e adultos. Defendia e propunha uma educação de adultos que estimulasse a colaboração, a decisão, a participação e a responsabilidade social e política. Seu maior objetivo era erradicar o analfabetismo no Brasil, num curto espaço de tempo, utilizava palavra geradora, que consistia em palavras pesquisadas com os alunos, para educar, utilizava palavras tiradas do cotidiano dos alunos

  1. A década de 1940 pode ser considerada um período áureo para a educação dos adultos? Fundamente sua resposta.

 R: Sim, aconteceram inúmeras iniciativas políticas pedagógicas de peso, tais como a                                                                                                                 fase de desenvolvimento que se instalava nos países; era preciso formar mão de obra necessária para atender ao crescimento das industrias. Entendia-se que seu fim seria fundamental ao crescimento econômico do país. O analfabetismo era visto como um mal social e o analfabeto, como sujeito incapaz. A década de 1950, por sua vez, viu, no adulto analfabeto um eleitor potencial, um vez que, nesta época o analfabeto não votava. Era a crença na participação de todos como eleitores para o desenvolvimento do país.

  1. O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como sua proposta para a alfabetização de adultos, inspirou as principais propostas de alfabetização e educação popular que se realizaram no país no início dos anos 1960. Pesquise e explique o método de alfabetização de Paulo Freire e escreva qual a sua importância e as contribuições desse educador para a Educação de Jovens e Adultos.

R: Se construiu numa prática baseada num novo entendimento da relação entender a problemática educacional e a problemática social, se antes este era visto como causa da pobreza e da marginalização o analfabetismo passava a ser interpretado como efeito da situação da pobreza foi necessário então que o processo educativo interferisse na estrutura social que produzia o analfabetismo, por isso a alfabetização e a educação de base de adultos deveriam partir realidade da vida social dos   educando Para Paulo Freire a sociedade tradicional brasileira fechada se havia rachado e entrado em trânsito ou seja chegava ao seu momento de passagem para uma sociedade aberta e democrática.

  1. Quais foram os principais programas e suas respectivas características que marcaram a educação popular no Brasil? Responda observando: o que há de comum entre eles; os pontos que diferem; por quem eram sustentados (financiados); porque foram extintos, entre outros aspectos.

R: O Mobral foi criado com o objetivo de erradicar o analfabetismo no Brasil, num curto espaço de tempo, tinha fortes influência do Método de Paulo Freire utilizava a palavra geradora que consistia em palavras pesquisadas com alunos para educar utilizava palavras tiradas do cotidiano dos alunos.

Educar: a fundação educar surgiu em 1985 como substituta do mobral, por meio do qual todos os bens do mobral, foi transferido para o educar. As diferenças mais marcantes entre o mobral e educar foram:

● A educar estava dentro das competências do MEC;

● Provia a execução dos programas de alfabetização por meio do “apoio do financeiro técnico ás ações de outros níveis de governo, de organizações não governamentais e de empresas”.

●Tinha como especialidade a “educação básica”. As verbas para execução dos programas iam para as prefeituras municipais. O objetivo da educar era “promover execução de programas de alfabetização básica”

Programa Brasil Alfabetizado. em Janeiro de 2003, foi criado o Programa Brasil Alfabetizado, do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa tem como proposta a erradicação do analfabetismo no Brasil. A Secretaria Extraordinária Nacional de Erradicação do Analfabetismo – SEEA é a encarregada de organizar e coordenar o programa.

O objetivo do programa não é apenas a alfabetização, mas também a inclusão social de pessoas analfabetas e conta apenas com a participação do governo, empresas, IES, ONGs, associações e outras organizações de sociedade civil.

Segundo o Portal do MEC o novo governo, visa ampliar o programa em 2017, passando de 168 mil para 250 mil alfabetizandos atendidos. Esse aumento, de acordo com o Ministério da Educação, representa 50% a mais de vagas.

Essa medida foi tomada, pois no Brasil ainda existem 13,1 milhões de analfabetos com 15 anos de idade ou mais, o número de vagas também caiu gradativamente de 2013 a 2016 o que acarretou no aumento do analfabetismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (362.6 Kb)   docx (110.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com