TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA JUVENTUDE E DA EDUCAÇÃO PARA ADULTOS

Tese: HISTÓRIA DA JUVENTUDE E DA EDUCAÇÃO PARA ADULTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Tese  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 12

MÓDULO:

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 80h

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. A lista de palavras, a seguir, expressa, de certa forma, uma parcela do contexto em que se apresentava o processo de alfabetização no Brasil, no decorrer da história. Redija uma frase relacionando a situação que se aplica a cada uma dessas palavras.

ALFABETIZAÇÃO – EJA – PAULO FREIRE – MOBRAL

Alfabetização: é um processo de letramento que exige boa vontade em ensinar e em aprender, para alcançar os objetivos propostos e desejados.

EJA: Modalidade de ensino que nasceu da clara necessidade de oferecer melhor chance para as pessoas que por algum motivo, não concluíram ensino fundamental/ou médio na idade apropriada.

Paulo Freire: Educador pernambucano, filósofo, escritor, político e militante de causas sociais, foi o grande ícone na educação de jovens e adultos.

MOBRAL: Movimento Brasileiro de Alfabetização, criado com objetivo de ensinar a ler e escrever sem preocupação maior com a formação do homem.

2. Na sua opinião, por que a EJA é importante?

A EJA é importante para dar oportunidade de aprender a ler e escrever e adquirir novos conhecimentos a pessoas que não tiveram a oportunidade estudar no período de idade apropriada.

3. O que foi o Método de Alfabetização de Paulo Freire?

Era dividido em fases, inicialmente o educador explora junto com o adulto quais palavras e temas são parte do universo vocabular do grupo, por meio de conversas informas escolhias algumas palavras, que então era usada como Tema Gerador, discute o significado daquela palavra dentro do contexto e amplia para outros significados, mostrando como as sílabas formam aquela palavra e como estas mesmas sílabas podem formar outras palavras, sempre trabalhando de acordo coma realidade do educando e respeitando seu conhecimento de mundo.

4. Caracterize o MOBRAL.

O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi um projeto do governo brasileiro, criado pela Lei n° 5.379, de 15 de dezembro de 1967, os militares tinham todo controle do que seria ensinado e propunha a alfabetização (segundo Correa,1979) com palavras definidas por tecnocratas que as escolhiam a partir de estudo das necessidades humanas básicas, acreditando ser funcional para a alfabetização de jovens e adultos, visando "conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade”.

UNIDADE 2

FUNDAMENTOS E FUNÇÕES DA EJA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Dê a sua opinião (em 10 linhas) sobre o voto dos analfabetos, considerando que no Brasil ainda existem 14,5 milhões deles (IBGE/2008).

De acordo com a forte realidade de analfabetismo no Brasil, o voto do analfabeto é ainda uma questão que suscita polêmica. Há uma corrente no Congresso Nacional que defende a retirada do direito de votar do analfabeto. Os seguidores desta corrente entendem que falta discernimento suficiente, a capacitação necessária ao analfabeto para identificar o bem comum. Outra ala, no entanto, considera que impedir ao analfabeto votar implicaria em tornar o sistema eleitoral como de sufrágio restrito. Acredito ser de suma importância o voto de analfabetos, não é por, não saber ler e escrever que estão, alheio a vida social, eles vivem os fatos econômicos e tem consciência para medir quanto as decisões da comunidade afetam sua existência, levando em consideração a bagagem de “conhecimentos de vida diária”.

2. Analisando a Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000, qual foi o artigo que você achou mais interessante. Explique.

Art. 12, porque fala de reaproveitamento de curso, pois se algum aluno vier embora para o Brasil poderá, fazer aproveitamento do que estudou, para dar continuidade aqui no Brasil.

3. Liste as 10 principais ideias desta Unidade.

*Movimento de educação Base (MEB), surgiu com a iniciativa da Igreja Católica, se daria por meio de convênios solidários com o MEC, outros ministérios e órgãos federais, que repassariam recursos para a CNBB, á alfabetização seria realizada por meio de Educação Base, usando rede de emissoras católicas.

*Movimento de cultura popular (MCP), era um movimento ligado a prefeitura do Recife, utilizava os centros de cultura e os círculos de cultura para alfabetizar por meio de debates.

*Centro popular de Cultura (CPC), fundado pela união nacional de estudantes, tinha como objetivo levar a cultura, as classes mais desfavorecidas da sociedade.

*Campanha de Educação popular (CEPLAR), originou-se na Paraíba, tinha como método pioneiro a alfabetização de Paulo Freire, utilizava o tema central da realidade brasileira.

*Movimento Brasileiro de alfabetização (MOBRAL), Os militares tinham todo o controle do que seria ensinado.

*Programa de alfabetização funcional, o objetivo era que os alfabetizandos, aprendessem técnicas de leitura, escrita e cálculo para que fosse enquadrada em meio social.

*Programa de educação Integrada, foi o primeiro grande programa de desdobramento que ocorreu no MOBRAL.

*Programa de Profissionalização, iniciada como uma forma de diversificação das atividades desenvolvidas pelo MOBRAL.

*Fundação Educar, objetivo era promover a execução de programas de alfabetização e de educação básicas não formais, destinados aos que não tiveram acesso a escola ou dela foram excluídos prematuramente.

*Programa Alfabetização Solidária, com a proposta de atuar na Alfabetização de jovens e adultos nas regiões Norte e Nordeste do país, mas foi muito além atingindo regiões Centro-Oeste, Sudeste e outros países da África de língua portuguesa.

4. Quais são as funções da EJA?

O EJA, esta dividido em três funções: reparadora, equalizadora e qualificadora.

Função reparadora é aquela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com