TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ

Por:   •  10/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.512 Palavras (19 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ – 60h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?

R= Com o fim de Constantinopla ocasionou as Grandes Navegações, já que essa região tinha um forte elo com o comércio asiático. A partir daí, países como Itália, Portugal, Espanha e França tiveram que encontrar novas rotas para lucrar com as especiarias. Além disso, Portugal foi um dos países mais privilegiados, já que se localizava no Oceano Atlântico e poderia comunicar-se facilmente com a Inglaterra. A partir daí, expedições para tomar o norte da África, a fim também de expandir o cristianismo e armazenar matérias-primas se intensificaram no país, principalmente no seu litoral. Portugal, que tinha um fraco potencial na época para a soberania colonial, ficou sem rotas para as Índias e Vasco da Gama teve uma grande ideia: dar a volta no mundo para chegar às Índias! Daí, o descobrimento da América impulsionou de maneira absurda a expansão europeia.

2. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo.

R=Os Portugueses descreviam o Brasil como um “paraíso” devido o encantamento que tiveram com a terra, o clima, a vegetação e ainda o encantamento com as índias. Pedro Vaz de Caminha escreveu uma carta onde descreve esse encantamento.

3. Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos.

De 1500 a 1530, Portugal, mais interessado em suas colônias nas Índias, não possuía interesse pelas terras brasileiras. A partir, porém, da perca do monopólio do comércio das especiarias para os Ingleses, começaram a olhar melhor para a sua colônia.

Este período de nossa História é chamado de Pré-Colonial e nele, só foram enviadas para cá, expedições guarda-costeiras e de reconhecimento do território.

É com Martin Afonso de Souza, que de fato, inicia-se a colonização portuguesa. Trouxe 400 homens, animais e mudas de plantas. Formou a vila de São Vicente e o nosso primeiro engenho de cana-de-açúcar. Entrou também em contato com os líderes indígenas locais.

Iniciada a colonização, também começou a escravidão indígena. Muitos colonos, já acostumados com o serviço escravo na corte, quiseram obrigar os índios a trabalhar em suas lavouras. Os padres jesuítas interessados em sua catequese foram contra.

No Brasil colonial, os escravos estavam presentes em quase todas as atividades econômicas. Explorados e agredidos, escravos tanto indígenas como africanos organizaram inúmeras rebeliões, jamais aceitaram sua condição.

A escravidão foi à saída para os colonizadores portugueses, visto que encontraram graves problemas na mão de obra para conseguir colonizar o país. Os índios procuravam de todas as maneiras se defenderem do assédio português, que improvisaram negros como soldados para prender os índios. Era a luta titânica de escravo contra escravo

4. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

R=A Inconfidência Mineira, também citada como Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta de natureza separatista ocorrida na então capitania de Minas Gerais, no Estado do Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama(um imposto altíssimo cobrado pela coroa portuguesa), e o domínio português. Foi abortada pela Coroa portuguesa em 1789. Embora fracassada, podemos considerar a Inconfidência Mineira como um exemplo de grande valor da luta dos brasileiros pela independência, pela liberdade e contra um governo que tratava sua colônia com violência, autoritarismo, ganância e falta de respeito.

Reunidos em Vila Rica, atual Ouro Preto, os inconfidentes criaram um programa revolucionário, com os principais objetivos:

Proclamar uma República;

Instalar uma universidade em Vila Rica, bem como escolas e hospitais;

Iniciar a produção de artigos manufaturados que permitissem diminuir as importações;

Reformar o exército e criar uma fábrica de pólvora.

A Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular ocorrida na Bahia em 1798. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.

Com a mudança da capital para o Rio de Janeiro Salvador sofreu então uma grande retração. A maioria da população era composta por negros e mulatos e estava descontente e revoltada contra a miséria e a exploração que era submetida pela elite. Também a Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais e alimentos. Além disso, reclamavam da carência de determinados alimentos. Havia ainda forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil. O ideal de independência estava presente em vários setores da sociedade baiana.

Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal;

Defendiam a implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com