TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da eduaçao e pedagogia

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Pólo de Apoio Presencial de Manaus - AM

Curso de Licenciatura em Pedagogia

História da Educação e da Pedagogia e Didática da Alfabetização e do Letramento

HISTORIA DA EDUCAÇAO E DA PEDAGOGIA E DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇAO E DO LETRAMENTO

                                                            MANAUS – AM

2015

HISTÓRIA DA EDUCAÇAO E DA PEDAGOGIAE DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇAO E DO LETRAMENTO

Relatório apresentado à Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito para obtenção de nota final na disciplina de HISTÓRIA DA EDUCAÇAO E DA PEDAGOGIA E DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇAO E DO LETRAMENTO sob a orientação da Prof: Excelsa Seixas

MANAUS – AM

2015

INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos um breve histórico da profissionalização docente, como era escolhido ir porque as pessoas escolhiam essa profissão.

Também entrevistamos 3 professoras, perguntando quais as motivações que as mesma encontraram para se tornarem professoras da educação infantil.

Assim, a educação sempre possui dimensões, historias diferente, mas devemos ter a consciência que dependemos de uma educação boa ir de qualidade, onde professores se disponham ao ponto de ensina com amor e fazer com dedicação, mas infelizmente temos uma educação embutido de diferentes conceitos, onde as pessoas que tem dinheiro tem um acesso e uma educação melhor.

 


 

HISTÓRIA DA PROFISSIONALIZAÇAO DOS PEOFESSORES DE EDUCAÇAO INFANTIL

Falar de formação de professores é falar de algo tão antigo quanto atual, tão explorado quanto desconhecido, mas mesmo assim ainda é fundamental falar desse tema.

É importante destacar neste momento a situação do profissional que atua com a educação infantil, creche e pré-escola, como podemos observar houve a preocupação, mesmo que mínima com a instrução do professores das sereis iniciais, chamada de tia, porem este professor atua 1ª etapa  da educação básica , ou seja na educação infantil, praticamente nunca foi mencionada uma atenção especifica para a formação. No momento da Revolução Industrial mulher sai para trabalhar, rompendo com a tradição familiar, onde somente o homem trabalhava para sustentar a família e a mulher ficava em casa cuidando e educando os filhos, mas hoje essa historia já mudou onde cedo as crianças são obrigadas a deixarem o seio familiar e estarem em escolas, enquanto suas mães saem para trabalhar.

As creches e pré-escolas são oferecidas para atender as crianças pobres, que necessitam de assistências medicas, higiênicas, alimentar. A partir daí, grandes  questões surgem a formação dos profissionais que atuarão nesta área : Quem formara os profissionais da Educação Infantil? A Lei 402/61 que trata de Diretrizes e Bases da Educação Nacional não fez nenhuma menção á Educação Infantil, em qualquer dos aspectos. Assim, pensando na corrente do tempo, há cerca de 40 anos atrás a questão de 0 a 5 anos de idade ainda não tinha sido abordada pela legislação brasileira, muito menos a formação dos profissionais dessa área. Em 1971, dez anos depois, a Lei 569/71 dedicou-se a Educação Infantil apenas um parágrafo, no art.19, paragrafo2º, declaramos que: “Os sistemas de ensino velarão para que as crianças de idades inferior a sete anos receberam conveniente educação em escolas maternais, jardins de infância e instituições equivalentes” apenas este dispositivo legal apesar de mencionar a importância de uma educação especifica para as crianças menores de 7 anos, em momento algum abordou a questão de profunda como deveria ser, visto a especificidade desta educação, tratando a questão de uma forma muito genérica, não  promovendo-se com a responsabilidade de preparar os profissionais que atuavam na Educação Infantil, não cogitando a formação dos professores, como se não fosse tão importante a educação infantil.

A questão da formação dos professores representa para a educação infantil, entre outros aspectos, questão fundamental para o reconhecimento desse segmento como instancia,  educativa e também para a sua qualidade.

ENTREVISTA

ENTREVISTA COM A PROFESSORA SOCORRO

Em relação da carreira, a professora gostava desde os 3 anos de idade, já queria ser professora, eu gosto da parte didática mesmo de ta planejando buscando novidades para as crianças, ela disse que gosta desse mundo infantil, Sempre quis ser professora, nunca pensei em exercer outra profissão, foi algo natural.

Motivações para lecionar estão ligados aos alunos, em fazer o melhor por gostar de crianças, a motivação pelo desenvolvimento do aluno e por adquirir conhecimento, ver que o seu aluno começa a se desenvolver, você perceber que o aluno vai adquirindo conhecimento que o aluno vai desenvolvendo, ele descobre outro mundo, ai é isso que me motiva diz a professora socorro.

ENTREVISTA COM A PROFESSORA TEREZA

Em Questão de oportunidade, porque foi o primeiro concurso que eu fiz e passei, eu não escolhi ser professora, foi a oportunidade que eu tive na época e eu fiz a prova e passei.

A professora diz que existe motivação, mas que sente muita dificuldade na turma, as vezes me sinto desmotivada por esse motivo, mais se for só a minha parte eu tenho motivação, mas também existe a desmotivação pela dificuldade da turma, a tristeza pelo salário, porem destaca que este não influencia no comprometimento com a sala, tem muita coisas que concorrem pra deixar a gente triste, mas o compromisso que você tem na sala de aula, agente não pode deixar influenciar, porque tem questão a meu salário deveria ser melhor, a escola deveria ser melhor, ai porque o aluno deveria ser melhor, a família do aluno deveria ser melhor, com certeza muitas coisas deveriam ser melhores, mas não é isso que vai fazer com que agente comece a botar culpa nas outras partes e deixar o compromisso da gente de lado, deixa o nosso papel de professora pra lá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com