TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da educaçao e da pedagogia

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

História da Educação e da Pedagogia

Profissionalização dos Professores da Educação Infantil

A história da educação ou de forma mais específica, a história das políticas educacionais,é interessante notar que muitas vezes as coisas que nos parecem tão familiares achamos que sempre existiram no entanto nem sempre foram da mesma forma.
Para entender a história da educação escolar como um todo, é preciso aprender e compreender os processos de organizações, os seus avanços e recuo, e as suas conquistas e dificuldades.
Pensar num processo de constituição da escola e ver que nem sempre ela foi o que é hoje, significa atentar para a historicidade das instituições escolar e as políticas voltadas para a instituição pública serem do jeito que são e não do outro.
No Brasil, desde os anos de 1.990, mas sobretudo, a partir do ano 2.000, na área da educação tem sido produzidas férteis pesquisas no diálogo com o conceito de memória.
Atualmente a pedagogia tem como objetivo principal a melhoria do processo de aprendizagem dos indivíduos através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia está conectada com aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.
o pedagogo, que trabalha para garantir a melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: Administração e Magistério, de modo que tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e aptidões de cada aluno.
Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância. Porém todos aqueles que atuam no processos   educativos (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos, etc..) também podem conhecer os princípios básicos de pedagogia.
Como toda a sociedade porém, o trabalho realizado pelos docentes sofreu profundas alterações nos últimos anos. A base para as transformações estão na própria evolução vivida no mundo. Em outra situação, o professor tem tido uma vivência de dor em relação a violência nas escolas apesar de tantos aspectos negativos que envolvem a classe docente, ser professor deve ser muito mais um dom do que a própria dor.
A construção da identidade profissional na educação infantil, precisa ser discutida a luz do contexto histórica e cultural e considerar que ela não se constrói independente das identidades individuais e sociais. Ela passa por um processo dinâmico e complexo, sendo por tanto, necessário considerar o significados e sentidos, nos acontecimentos e nas trajetórias dos profissionais.

A profissionalidade docente visita da perspectiva das educadoras e docentes que também envolvem um trabalho com a criança e com a família, tendo em vista que esses profissionais colocam em ação, seus conhecimentos, competências e também seus sentimentos.

A profissão docente tem suas características próprias exige pensar a sua compreensão considerando os diversos contextos, tendo suas marcas e suas diferenças e semelhanças presentes nesse campo profissional.

Nesse sentido, as relações de trabalhos representam lugar de disputa, de luta e tentativa de reconhecimento dos professores pela delimitação de sua identidade profissional, tendo em vista ás especificidades do trabalho desenvolvido na educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com