TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da educação e da pedagogia

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Historia da educação e da pedagogia

Roma Antiga

Ana Carolina Cardozo Amorim - RA 8854398923

Letícia Siqueira Barnabé RA 9855495273

Eliana Aparecida de Miranda RA 8824340866

Suzana de Camargo Silva RA 9861516204

Kelly de Souza Oliveira Ferreira RA 8820339878

Maria Aparecida R. Santos Duarte RA 2916610765

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Sorocaba, como exigência parcial da disciplina “História da educação e da pedagogia”, do 2º semestre de Pedagogia, sob a orientação da Profª Maysa ROSICLECIA SOUSA SOARES.

Sorocaba/ SP

2015

Na Antiguidade, a cidade-estado grega de Esparta era muito voltada para as atividades militares. Desta forma, a educação recebeu forte influência da área militar.

Extremamente rigorosa, a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra. Logo, as atividades físicas eram muito valorizadas. 

Por volta dos sete anos de idade, os meninos espartanos eram levados por suas mães para uma espécie de escola, onde as atividades físicas seriam trabalhadas. Já na adolescência, entravam em contado com a utilização de armas de guerra.

Os sensos críticos e artísticos não eram valorizados em Esparta, pois os jovens estudantes tinham que aprender a aceitar ordens dos superiores e falar somente o necessário.

As meninas espartanas também tinham uma educação específica. A educação feminina tinha como objetivo formar boas esposas e mães. Elas também participavam de atividades desportivas e torneios. A função deste tipo de educação para as meninas era formar mulheres saudáveis e fortes, para que pudessem, futuramente, dar à luz a soldados saudáveis e fortes para Esparta.

Até os 12 anos as atividades lúdicas predominavam. Depois aumentava o rigor da aprendizagem, e a educação física se transformava em verdadeiro treino militar. Os jovens aprendiam a suportar a fome, o frio, a dormir com desconforto, a vestir-se de forma despojada. A educação moral valorizava a obediência, a aceitação dos castigos, o respeito aos mais velhos e privilegiava a vida comunitária.

Relatório do teatro.

  1. Período histórico.

Roma Antiga, Educação em esparta

  1. Desenvolvimento da apresentação teatral;

Vamos falar sobre a educação em esparta, como todos os espartanos todas as crianças eram examinadas. Se eles fossem pequenos. Frágil doente ou deformado seriam descartados.

Assim que a criança cresceu, foi batizada no fogo do combate.

Ensinaram-se a nunca recuar e jamais se render, ele aprendeu que a morte em campo de batalha a serviço de esparta, era a maior gloria que ele poderia conquistar na vida.

Aos 7 anos de idade, como era de costume em esparta o menino foi tirado da mãe, e lançado em um mundo de violência. A fim de gerar os melhores soldados que o mundo já viu.

O agogê, como é chamado, força o menino a lutar, a passar fome, a roubar, e se necessário a matar. Com bordão e chicote o menino foi punido aprendendo a não demostrar dor, nem misericórdia. Constantemente testado levado ao ermo à mercê da própria inteligência e determinação, contra a fúria da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (48.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com