TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da educação e da pedagogia

Por:   •  22/8/2015  •  Dissertação  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho tem por objetivo relatar os acontecimentos para a compreensão da história da educação.

Até o século XX eram somente os homens que ocupavam a função de educadores, e no final desse século as mulheres ganharam espaço e engrenaram no magistério.

Desde aquela época os professores reclamavam do salário.

Lidar com a alfabetização requer competência e compromisso com o ensino.

A educação estará sempre em desenvolvimento, por isso é de suma importância buscar cada dia mais o conhecimento.

Cabe ao alfabetizador não se deixar amedrontar pelos desafios que estes lhe provoquem uma constante inquietude que estimula´r a busca de meios para desenvolver uma pratica significativa e fundamentada teoricamente.

A melhor forma para o professor auxiliar o aluno em seu processo formativo é formar cidadãos críticos, capazes de pensar, com contribuições , dúvidas e interesses.

O Censo do Professor aponta a necessidade de políticas que promovam melhor distribuição dos recursos e que garantam maior eqüidade na oferta do ensino público

Diferentemente, é preciso analisar quais são nossas necessidades em termos de direitos educacionais e quais são nossas possibilidades (orçamentárias, institucionais, políticas). Apenas sob esse prisma é que se pode buscar meios de melhorar o ritmo (lento!) de melhoria dos indicadores educacionais brasileiros, ainda tão vergonhosos.

Realmente, é como o saudoso Paulo Freire disse: "Na Educação muito se propaga e pouco se realiza".

Sendo a educação infantil um campo em constante reflexão e reconstrução, de conquista na legislação brasileira, o desafio a enfrentar é a definição de qual é a infância a que reporta-se aqui, quais as instituições e as culturas que foram produzidas, geradas nesses caminhos e, sobretudo, do(a) professor(a) de crianças pequenas, seus saberes e identidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com