TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do ensino brasileiro

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Claretiano

Graduação em Pedagogia - Licenciatura

Aluno (a):

RA:

Ensino Brasileiro

Ribeirão Preto – SP

2019

Ensino Brasileiro

Principais características das políticas educacionais em cada período da histórica republicana do Brasil:

• O período republicano teve início com a Proclamação da República, em 1889, sendo nomeado como República Velha. Naquela época o direito a educação era elitista, e só apenas após a abolição da escravatura e, posteriormente, a ascensão da sociedade cafeeira começaram a repensar a educação.

• De 1930-1945, instaurou-se a Era Vargas onde foi criado o Ministério da Educação e da Saúde Pública, inicializando a preocupação com a educação. Após a reforma que organizou o ensino secundário e superior no Brasil, surgiu o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova onde promovia propostas para a melhoria do ensino no país. Então em 1934 com a Constituição Federal a educação no ensino primário é caracterizada como direito de todos os brasileiros, podendo ser pública ou particular, sendo obrigação do governo e dever da família.

• Em 1937, instaurada a Lei Magna a educação teve por foco o ensino profissional, já que a sociedade industrial necessitava por indivíduos qualificados.

• Na Nova República, com a redemocratização em 1985, foi instaurada a Constituição de 1988 dando enfoque na educação obrigatória, na melhoria da qualidade do ensino, entre outras pautas. Em 1990, com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), define-se a infância, a criança, o adolescente, a educação, bem como seus direitos, deveres e punições caso haja a infração de quaisquer leis. Já em 1996, a Lei 9.394/96 estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, visando a melhora no ensino, oferecendo norteamento em sala com atividades diversas, matérias e temas que devem ser abordados, além da inclusão de crianças e adolescentes que possuam qualquer deficiência ou superdotação.

A Constituição Federal

• A Constituição Federal de 1988 no que se refere a educação (artigo 205 a 214), define-a como direito universal de todos os brasileiros tendo de ser gratuita, de qualidade e que promova igualdade. Entretanto, a realidade não é a mesma: existem instituições que não ofertam vagas por falta de diversos motivos, que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com