TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da pedagogia da Grécia antiga

Relatório de pesquisa: História da pedagogia da Grécia antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 7

Sabe-se que a docência no Brasil se constituiu sem prestigio, pois até hoje os espaços de formação de professores são polêmicos e indefinidos. a Pedagogia é responsável pela formação de professores da Educação Básica: Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e formação de professores no nível de Ensino Médio.

Perpetuando assim, a história longa e inconclusa da Pedagogia que ainda se reflete na Legislação existente e diante desta indefinição epistemológica, questiona-se: Qual é a identidade da Pedagogia? É ou não é uma ciência? A pedagogia é Ciência da Educação? Qual é o objeto de estudo da Pedagogia? Educação ou ensino? Esses são alguns dos questionamentos (problemas) que se procura responder na exposição a seguir. Diante destas reflexões, propõe-se, neste

artigo, evidenciar os vários olhares constituídos pelos educadores sobre a Pedagogia como ciência da educação e como a Pedagogia se apresenta na Legislação em vigor. Como metodologia de pesquisa, faz-se um apanhado teórico, buscando-se discursos que constituem a Pedagogia como ciência da educação e o caminho a ser seguido se configura no procedimento de pesquisa bibliográfica. Para Gil (2009, p. 44) “ a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado [...], [...] bem como aquelas que se propõem à análise das diversas posições acerca de um problema [...]. Para construir/elaborar estas intenções adota-se como referência as leituras de textos dos autores como Saviani.

Desenvolvimento

Historicamente, a Pedagogia se organiza cientificamente dentro de pressupostos da ciência positivista, com a promessa de um método científico sendo capaz de explicar todas as qualidades da ciência. O método, originado nas ciências exatas, desfruta de um grande prestígio, fazendo que todos os fenômenos naturais ou sociais fossem submetidos ao rigor do método. Conseqüentemente, a Pedagogia fazendo parte das disciplinas sociais se viu impossibilitada de alcançar tal precisão, exatidão e frequência na aplicação do método. Como decorrência desta suposta cientificidade, a Pedagogia não exerceu a sua especificidade histórica, não encontrou um espaço de significação e não estabeleceu seu objeto de estudo.

A história da Pedagogia desde a Grécia antiga é muito

contraditória, pois o conceito de Pedagogia tem dupla referência, como afirma Saviani (2007), desenvolvendo, de um lado a reflexão estreita com a filosofia, finalidade ética que guia o ato educativo e de outro lado, a experiência e a prática, reforçando a metodologia, a condução da criança. Ainda, como discorre Franco (2008), no percurso histórico da Pedagogia ela é tratada ora como arte, ora como metodologia, ora ciência da arte educativa e recentemente a grande ênfase na atuação docente e não no estudo do fenômeno educativo na sua complexidade e amplitude. Esta indefinição de papel tem contribuído para manter a Pedagogia no papel que hoje ainda infelizmente cumpre: práticas educativas conservadoras e descontextualizadas, tanto dos profissionais da educação como do próprio conhecimento científico. Nesse sentido, constitui-se num caminho necessário repensar a educação e a ciência que a fundamenta para buscar a reinterpretação dos conceitos principais do espaço científico da Pedagogia.

Com o intuito de conceber a Pedagogia como ciência da educação, Libâneo (2001, p. 6) a define como “um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa.” A Pedagogia se ocupa do ato educativo; interessa-se pela prática educativa, fazendo parte da atividade humana e da vida social do indivíduo. A educação é prática humana e social, que transforma os seres humanos nos seus

estados físicos, mentais, espirituais, culturais, dando a configuração a nossa existência humana individual e coletiva. E são essas transformações que constituem o objeto de estudo da Pedagogia. Esclarece também que isso acontece pela comunicação, experiência acumulada, saberes e modos de agir construídos e acumulados pela humanidade e pela cultura transformada em patrimônio do ser humano Resumindo Libâneo (2001, p. 10) diz que:

A Pedagogia, mediante conhecimentos científicos, filosóficos e técnico- profissionais, investiga a realidade educacional em transformação, para explicitar objetivos e processos de intervenção metodológica e organizativa referentes à transmissão/assimilação de saberes e modos de ação. Ela visa o entendimento, global e intencionalmente dirigido, dos problemas educativos e, para isso, recorre aos aportes teóricos providos pelas demais ciências da educação.

A Pedagogia é a ciência que tem a educação como objeto de estudo, diz Libâneo (2001). A sociologia, a psicologia, a economia, entre outras, também podem e tem se ocupado com os problemas educativos, abordando-os segundo o referencial teórico construídos por estas ciências. Entretanto, “é a Pedagogia que pode postular o educativo, propriamente dito, e ser ciência integradora dos aportes das demais áreas. Isto não quer dizer, todavia, que ela, por isso, passa ocupar lugar hierarquicamente superior às demais” (LIBÂNEO, 1996, p. 118). Cabe-lhe ocupar o seu devido lugar como

Ciência da Educação. Completando, relata Libâneo (2001) que a Pedagogia é responsável por integrar os enfoques das diversas ciências (sociologia, psicologia, etc.) “em função de uma aproximação global e intencionalmente dirigida aos problemas educativos.” Para o autor, a Pedagogia tem uma identidade e tem problemas próprios, tendo como campo de estudos os elementos da ação educativa e sua contextualização. Reforça-se também que com a complexidade do objeto de estudo da Pedagogia é necessário a participação de outras ciências como ciências auxiliares, possibilitando a interdisciplinaridade entre elas. Esta condição é afirmada por Anísio apud Franco (2008. p. 28) que “a utilização de conhecimentos, teorias, meios, instrumentos de outras ciências não altera a cientificidade da pedagogia, pois a ótica da análise e da inclusão de outros elementos se fará pela ciência pedagógica.” A presente citação tem respaldo em Chalmers (1993) quando cita Ravetz que salienta que o conhecimento cientifico é feito com trabalho de muitos artífices com sua interação com o mundo natural. No nosso modo de entender, neste caso, a Pedagogia, também necessita de muito trabalho e diversos especialistas (comunidade científica) para resolver os problemas educativos.

Portanto, a Pedagogia para exercer o seu papel social, deve definir-se como uma ciência própria, libertando-se dos pressupostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com