TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS

Por:   •  28/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ISEIB DE BETIM – FISBE

CIBELLE AZEVEDO AMARAL

ÉRICA GOMES MARIZ

LUDIMILLA SILVA DE BARCELOS GANDRA

VALDIRENE MARIA DOS SANTOS

IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS E CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BETIM

2018


FACULDADE ISEIB DE BETIM – FISBE

CIBELLE AZEVEDO AMARAL

ÉRICA GOMES MARIZ

LUDIMILLA SILVA DE BARCELOS GANDRA

VALDIRENE MARIA DOS SANTOS

IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS E CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO DE PESQUISA apresentado como requisito parcial para a disciplina de PROJETO INTEGRADOR II do curso de Graduação em Pedagogia e Recursos Humanos.

Profª. Orientador: Fátima Caldeira Brant

BETIM

2018

SUMÁRIO

1. DEFINIÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA        4

1.1 TEMA:        4

1.2 PROBLEMA:        4

2. JUSTIFICATIVA        5

3. OBJETIVOS        6

3.1 Objetivo Geral        6

3.2 Objetivos Específicos        6

4.HIPÓTESES        6

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

6.METODOLOGIA        10

7.DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE DADOS:        11

9. CRONOGRAMA        13

10. ORÇAMENTO        15

11. REFERÊNCIAS        16

1. DEFINIÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA

1.1 TEMA:

Importância das Brincadeiras e Cantigas de Roda na Educação infantil

1.2 PROBLEMA:

Quais os desafios dos professores para minorar o foco dos alunos da tecnologia?


2. JUSTIFICATIVA

Estamos diante de uma sociedade tecnológica, consumista, onde brincadeiras e cantigas de roda estão sendo abandonadas e substituídas por brinquedos eletrônicos que vem manipulando as crianças, tirando a sua liberdade de pular, correr e socializar.

Para que as brincadeiras tradicionais, não se percam, deve ser resgatada pelos docentes e escola.

O resgate das Cantigas de roda é importante para que as crianças da sociedade não fiquem presas ao mundo tecnológico (computador, televisão, brinquedos e jogos eletrônicos) e que possam desfrutar de brincadeiras e cantigas de roda que fizeram parte da nossa infância e para a massificação cultural.

O referido projeto será uma grande ferramenta para os professores, e a quem está se introduzindo na área da educação, para que possam atuar e transmitir conhecimento com segurança para os educandos.


3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Analisar os desafios dos professores, em minorar o foco dos alunos da tecnologia e conseguir introduzir brincadeiras antigas e cantigas de Roda no Ensino Infantil.

3.2 Objetivos Específicos

- Mensurar o uso pedagógico das brincadeiras antigas e cantigas de roda no contexto escolar.

- Verificar em que medida as brincadeiras antigas e cantigas de roda estão inseridas no cotidiano nas turmas da Educação Infantil.

4.HIPÓTESES

As brincadeiras antigas e cantigas de roda não tem sido utilizada como elemento pedagógico na escola para diminuir o uso dos brinquedos eletrônicos.

Os professores não estão aptos para enfrentar o mundo tecnológico

As brincadeiras antigas e cantigas de roda realizadas na educação infantil contribui para o desenvolvimento integral da criança.


5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A visão que temos de infância vem se transformando ao longo do tempo, conforme com o contexto histórico, social e cultural de cada comunidade.

Desse modo, compreende-se que a infância é uma construção histórica. Partindo dessa compreensão, permite significar o passado e alterar o presente. No suceder da história, o entendimento do brincar tornou-se o centro de inúmeros pesquisadores, que tem cooperado para a compreensão de que o brincar é indispensável para o desenvolvimento integral da criança.

Outras visões marcantes a serem ressaltadas o contexto das brincadeiras, dos jogos, dos brinquedos é o diálogo entre as gerações, cooperando para a reconstrução da realidade passada e atual. O ato de brincar possibilita uma ordenação da realidade, uma oportunidade de lidar com regras e manifestações culturais, além de lidar e comunicar com o outro, com seus anseios e sensações de perda e vitória.

Conforme, Winnicott (1975, p.79) " a brincadeira que é universal e que é própria da saúde: o brincar facilita o crescimento e portanto, a saúde, o brincar conduz aos relacionamentos grupais; o brincar pode ser uma forma de comunicação".

Importantes ações públicas tem sido desenvolvida para a educação infantil. Apesar disso no tempo atual notamos que as brincadeiras antigas e as cantigas de rodas vem sendo influenciada pela era tecnológica, em decorrência, reparamos que houve "um abandono ou desinteresse" das brincadeiras antigas e as cantigas de rodas.

No rebuliço, na falta de tempo do mundo atual, a televisão, jogos e brinquedos industrializados têm sido forte atuante na vida das crianças.

Com a criação de grandes centros urbanos, houve uma expressiva mudança de hábitos impostos pelo crescimento da sociedade. As brincadeiras antigas e as cantigas de roda foram se transformando no passar dos séculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (70.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com