TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO PROCESSO EDUCATIVO

Trabalho acadêmico: IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO PROCESSO EDUCATIVO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA- TERCEIRO SEMESTRE

ERICA ARAUJO VIEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NO PROCESSO EDUCATIVO

ROLIM DE MOURA

2013

ERICA ARAUJO VIEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NO PROCESSO EDUCATIVO

Trabalho apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos,Psicologia da Educação II,Comunicação e Linguagem,Educação e Diversidade,Relações Etno-Raciais.

Prof:Vilze Vidotte,Carlos Eduardo Gonçalves,Juliana Fogaça,Fábio Luiz da Silva.

ROLIM DE MOURA

2013

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho veremos a importancia do pedagogo no espaço educativo. As atribuições fazem parte de um bom conhecimento que o profissional deve ter em mente e pratica-las. Por que nós futuramente estaremos encarregados de educar varias crianças, é uma grande responsabilidade. Visa integrar as disciplinas estudadas no decorrer do semestre de um modo interdisciplinar, agregando todas áreas do conhecimento de modo a possibilitar a compreensão do todo, nos levando a refletir sobre o trabalho do Pedagogo no espaço educativo, a formação do educador deve ser pautadas de saberes à prática de modo que possa intervir nas novas realidades, seja no sistema formal ou em outros meios educativos.

Desse modo,veremos a seguir sob uma perspectiva inovadora as atribuições do pedagogo

2. O trabalho do pedagogo na atualidade

O curso de Pedagogia tende a formar educadores críticos e conscientes,preparados para transmitir os conhecimentos a sociedade a partir de uma base sólida. Na atualidade, as funções do pedagogo tem se configurado e se modificado, moldando as atrbuições dos profissionais em educação,assim, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9394/ 1996) é possível compreender aspectos importantes. Nessa perspectiva é importante compreender que:

A compreensão de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior , em curso de licenciatura plena, em universiddes e instityutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício o magistério. (BRASIL, 1996, p.26 Art. 62).

Tem-se que considerar ainda que a partir da promulgação da LDB (9394/1996) e também da aprovação da resolução CNE/CP n. 1/2006, que “institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, Licenciatura”, percebemos que ao pedagogo cabe não somente q função de transmitir conhecimento , é fundamental que os profissionais se adaptem a perfis diferentes.

Sabe-se que o ato de educar necessita uma reflexão dos saberes pois, ao educador cabe levar á pratica as teorias estudadas no decorrer de sua formação acadêmica. Muitas são as atribuições do professor pedagogo, dentre elas destacam-se : educar, alfabetizar jovens e adultos, ser pesquisador educacional, auxiliar na legislação escolar,trabalhar com recursos humanos entre outras funções, nessa perspectiva, temos que compreender que todas as funções desenvolvidas pelo professor pedagogo são importantes, e ao estudar as disciplinas deste semestre pude compreender que não existe uma ou outra com maior importância, todas devem ser exercidas com profissionalismo e relevância e criatividade.

Queremos uma pedagogia que, sem renunciar à exigência do rigor. Admita a espontaneidade, o sentimento, a emoção, e aceite, como ponto de partida, o que chamria de “o aqui e o agora” perceptivo, histórico e social dos alunos. ( FREIRE, CAMPOS, 1991, p.5).

Os educadores precisam entender que “ ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção.” (FREIRE,1996, p.22), a partir de então novas oportunidades se abrirão e o fazer pedagógico será pautado em conhecimento inovador.

PARASKEVA (2004), SOUZA (1999) assinalam que ao fazer uma análise do nosso sistema educacional, muitos são os problemas que envolvem as instituições escolares, e na sociedade muitas pessoas atribuem tais problemas á formação do professor, para tanto, é fundamental que os educadores tenham uma base sólida em sua formação para que possam desempenhar todas as atribuições com eficácia.

Dentre as atribuições genéricas do trabalho do professor pedagogo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com