TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.886 Palavras (12 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 12

INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS

Internet do início até os dias de hoje, uma revolução que mudou o mundo, uma inovação digital que surgiu através de pesquisas militares.

Nome – ERICA AMORIM SANTARÉM RU:1349111

Polo SANTARÉM

A internet se tornou uma das coisas mais importantes na atual sociedade, conversar com outra pessoa que está do outro lado do mundo, compartilhar ideias, realizar transações bancarias e assistir vídeos, isso só é possível através da internet que surgiu através de pesquisas militares no auge da guerra fria. Na década de 1969 quando a União Soviética e Estados Unidos exerciam um controle enorme e influência no mundo, onde qualquer inovação, ou ferramenta nova contribuiria na disputa. Onde a troca de informações sigilosas se tornariam eficazes com os meios de comunicações. Então foi idealizado um modelo de compartilhamento de informações que permitissem a descentralização das mesmas. Assim, se fossem atingidos, informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, então, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Project Agency.

Em 1962, J. C. R. Licklider, do instituto Tecnológico de Massachusetts(MIT), já falava em termos da criação de uma Rede Intergaláctica de Computadores (intergalatic Computer Network, em inglês). A internet também teve outros importantes atores que influenciaram o seu surgimento, dentre eles: Professores universitários, como Kem King, as empresas de tecnologias IBM, alguns políticos norte- americanos Al Gore, caindo- se, portanto, a tese que vigorava anteriormente que enfatizava somente a vertente militar de sua criação.                                    

O que o departamento de defesa dos Estados Unidos não sabia era que dava início ao maior fenômeno midiático do século 20, único meio de comunicação que em apenas 4 anos conseguiria atingir cerca de 50 milhões de pessoas.    A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido na época como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém dados, endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original.                    

A transmissão do que pode ser considerado o primeiro E- mail da história ocorreu em 29 de outubro de 1969. O texto desse primeiro e-mail seria ¨LOGIN¨ conforme desejava o Professor Leonard Klein Rock da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), mas o computador no Stanford Research Institute parou de funcionar após receber a letra “O”.                     Na década de 1970 a tensão entre as duas superpotências diminuiu e com isso entram naquilo em que a história se encarregou de chamar de Coexistência Pacifica. Não havendo mais o risco de um ataque imediato o governo dos EUA permitiu que pesquisadores desenvolvessem, em suas universidades, estudos na área da defesa, podiam também entrar na ARPANET. Com isso a mesma passou a ter dificuldades em administrar todo o sistema, devido o grande e crescente número de localidades universitárias contidas nela.                                  

Dividiu- se então o sistema em dois grupos, a MILNET, que possuía as localidades militares e a nova ARPANET, que possuía as localidades não militares. O desenvolvimento da rede pôde então acontecer. Não só os pesquisadores como também os alunos e os amigos dos alunos, tiveram acesso aos estudos já empreendidos e somaram esforços para aperfeiçoa-los. Houve uma época nos Estados Unidos em que se cogitava a possibilidade de comprar computadores prontos, já que a diversão era montá-los.                           Jovens da contracultura, contribuíram para a formação da internet como hoje é conhecida, há tal ponto que o sociólogo espanhol de rede Manuel Castells afirmou que a internet é, acima de tudo, uma criação cultural.                O protocolo de internet (Internet Protocol) permitia o tráfego de informações de uma rede a outra. Todas as redes conectadas pelo endereço IP na internet comunicam-se para que todos possam trocar mensagens. Através da National Science Foundation, o governo norte-americano investiu na criação de backbones (que significa espinha dorsal, em português), são computadores poderosos conectados por linhas com capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados, como canais de fibra ótica, elos de satélites e elos de transmissão por rádio. Além desses backbones, existem os criados por empresas particulares. A elas são conectados redes menores, mais ou menos de forma anárquica. É basicamente isto que consiste a internet, que não tem um dono especifico.                                            

Em, 1992, o cientista Tim Berners-lee do CERN, criou a World Wide Web.    O protocolo HTIPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), empresa norte-americana Netscape responsável pela sua criação, possibilitou o envio de dados criptografados para transações comerciais pela internet.                   Vale destacar que em 1992, o senador Al Gore, já falava na Superhigway of information. Essa “superstada da informação” tinha como unidade básica de funcionamento a troca, compartilhamento e fluxo contínuo de informações pelo mundo através de uma rede mundial, a internet. O que se pode notar é que proporcionou a popularização da internet na década de 1990 com o interesse mundial aliado ao interesse comercial. Até 2003, cerca de mais de 600 milhões de pessoas estavam conectados à rede. Segundo a internet World Estatistics, em junho de 2007 este número se aproxima de 1 bilhão e 234 milhões de usuários.          A primeira conexão ARPANET foi estabelecida entre a universidade da Califórnia em Los Angeles e o Instituto de pesquisas de Standford às 22:30 do dia 29 de outubro de 1969. Em 5 de dezembro de 1969, foi conectada uma rede de 4 nós pela audição da Universidade de Utah e a Universidade da Califórnia, Santa Bárbara. Baseado em idéias desenvolvidas no Alohanet, o Arpanet evoluiu rapidamente. Em 1981 o número de hospedeiros cresceu para 213, com um novo hospedeiro sendo adicionado aproximadamente de 20 em 20 dias.                                                              

[pic 1]

O desenvolvimento da Arpanet foi concentrado em torno de processos RFC (Request For Coments), ainda usado atualmente para ofertar e distribuir Protocolos de Internet e Sistemas.                                                          

O número de internautas brasileiros passou de 100 milhões em 2015, segundo a pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).                                                O total de pessoas acima de 10 anos que conectaram cresceu 7,1% na aquele ano, em relação a 2014. O crescimento de 6,7 milhões de usuários a população brasileira na internet fez saltar para 102,1 milhões.               Com isso, em 2015, subiu para 57,5 % a porcentagem da população brasileira que navega na rede.                                                                         No Brasil somos mais de 07 milhões de internautas, 53 milhões acessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (379.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com