TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos leis e diretrizes

Por:   •  25/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 5

RESULTADO DOS IMPACTOS  SOCIAIS E EDUCACIONAIS GERADOS PELAS DIFERENTES LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO DESDE O SÉCULO PASSADO.

A Lei Darcy Ribeiro de 1988 veio para mostrar a necessidade de garantia do direito publico junto a educação e o melhoramento do ensino e educação.

Depois do surgimento da LDB, veio com ela um significativo numero de normas legais. Depois disso também  é notável o avanço em matéria educacional. Antes da LDB/96 é possível notar que o poder publico não tinha obrigações com os direitos sociais e educacionais.

Na década de 1930 aconteceu o primeiro movimento em pró a educação. Depois dela veio a reforma de 1931, chamada de Reforma Francisco Campos, voltada ao ensino de vida cotidiana. Em 1942, veio outra, chamando a atenção em outros aspectos como a reforma do ensino secundário e universitário.

Em 1961 surgiu a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira a LDB/61. E como sempre existia o lado da esquerda e o da direita, cada um com seus ideais e pontos de vista. Após alguns anos os liberais acabaram representando a maior parte do texto que foi aprovado. Houve mudanças na LDB, como principais acessos ao nível superior e técnico e a criação de um Conselho Federal de Educação. Criaram o vestibular e em 1971, e surgiu a Lei 5692/71 cujo objetivo era atualizar a Lei LDB 61.

Dando continuidade as políticas educacionais, em 1996 foi decretada a LDB/96, que como proposta procurou restaurar o Sistema Educacional Brasileiro, reestruturando docentes e a gestão escolar. Com a criação da LDB/96 mais uma vez foi modificado as estruturas do sistema de ensino, que passou a envolver todos os níveis, desde a educação infantil ao ensino superior. A Lei 9394/96 é considerada a mais importante Lei educacional brasileira por esse e diversos fatores.

A área de pesquisa do Brasil cresceu muito na ultima década. A Lei de Diretrizes e Bases, e uma lei que como todas as outras, deve ser respeitada e cumprida. E mais ainda pelo educador, já que faz parte da base do ensino globalizado de hoje.

Já na nova LDB Lei 9.394/96 a educação básica passa a ser formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, sendo obrigatória e gratuita e que passa a ser a partir dos 6 anos,assim aumentando o tempo na escola; e dentro dela as modalidades de ensino, a profissional e técnica que qualifica e habilita o educando para uma profissão; a educação a distancia que amplia o espaço físico da sala de aula, levando a educação para as pessoas que não tem disponibilidade para ir ate uma instituição através de tecnologia; educação para jovens e adultos possibilitando acesso a educação fundamental e ensino médio para quem não á teve na idade adequada; e a educação especial que é a inclusão de portadores de necessidades especiais na rede regular de ensino, e assim a capacitação de profissionais para atender esse alunos;  no ensino superior criaram um sistema beneficente de assistência social que concede bolsas de estudos integrais e bolsas de estudos parciais, para estudantes de curso de graduação e seqüência de formação especifica chamado ProUni e outras bolsas de incentivo, assim  criando condições e abrindo oportunidades novas parta as pessoas mais simples concluírem o ensino superior.

Também agora é dever manter creches gratuitas (0 a 5) para os pais que trabalham, o grande problema é que não há creche suficiente para a demanda nacional, há muitas crianças fora de creches porque não houve um planejamento adequado do município e do estado a longo prazo, muitos pais trabalham e não tem onde deixar seus filhos,sendo um direito adquirido ter uma creche gratuita,mas que não conseguem vagas por estarem lotadas.

Através das iniciativas que trouxeram ao Brasil as leis educacionais, e as iniciativas para melhor aperfeiçoamento em relação ao sistema educacional, é possível notar o grande valor e a grande importância da educação, da aprendizagem em relação ao homem.·.

Nascemos, crescemos e nos tornamos homens e mulheres nos formando para nos tornarmos com grande êxito um bom cidadão para com a sociedade; é claro que a estrutura familiar também faz parte desta formação, dentre outros fatores, porém temos que ter o bom entendimento, a boa compreensão de que não é provável que o indivíduo tenha a sua formação por completo sem o sistema educacional regularizado.

Quando nascemos e conforme o tempo, vamos crescendo e nos desenvolvendo, uns dos primeiros desenvolvimentos são eles: físico, cognitivo, psíquico e social. Estes são os principais aspectos para melhor desenvoltura até o longo de nossa formação, por este fato em primeiro lugar a criança naturalmente se desenvolve fisicamente, em relação a questão da socialização, desde pequenos começamos a nos socializar, com outros seres humanos não somente os de nossas famílias , por isto, vamos abordar pequenos de muitos fatores da importância do ensino infantil para com a criança, como por exemplo o seu desenvolvimento em relação ao sistema pedagógico,que vem com sua metodologia para melhor desenvolvimento cognitivo, psíquico e social, dentre tantas outras metodologias de desenvolturas, é no ambiente escolar onde encontra-se a evolução em relação a estes aspectos. Já o ensino fundamental vem com a metodologia de alfabetização, dentre outros conteúdos, enquanto o ensino médio vem com a sequência de conteúdos programáticos com o objetivo de garantir ao indivíduo uma formação capacitada para o mundo em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com