TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do treinamento de avaliação para crescimento e desenvolvimento da personalidade

Projeto de pesquisa: Importância do treinamento de avaliação para crescimento e desenvolvimento da personalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 9

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

MARIA APARECIDA DE FÁTIMA RIBEIRO DIONÍSIO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

CAMPO BELO - MG

2014

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

MARIA APARECIDA DE FÁTIMA RIBEIRO DIONÍSIO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Artigo científico apresentado à UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Supervisão e Inspeção Escolar.

CAMPO BELO - MG

2014

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

MARIA APARECIDA DE FÁTIMA RIBEIRO DIONÍSIO

RESUMO

A avaliação é um processo de se desenvolve ao longo da vida de um indivíduo, pois além da avaliação existente no sistema educacional, no trabalho ou em qualquer outro setor todo ser humano é avaliado. Com o desenvolvimento e a globalização, a avaliação tornou-se um método indispensável para atingirmos uma boa qualidade de ensino. A avaliação pode ser subdividida em: avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa. A avaliação é um processo pelo qual se constrói um indivíduo ou pode destruí-lo, por ser muitas vezes usada de maneira incorreta. Abordamos todas as maneiras de se fazer uma avaliação, tentamos mostrar o valor e até mesmo a necessidade de se fazer uma boa avaliação, para promover um crescimento e o desenvolvimento de um indivíduo, de uma instituição ou mesmo de uma empresa. A avaliação é hoje pauta para muitas discussões e programas.

Palavras-chave: Avaliação; Sistema educacional; Qualidade de ensino.

Introdução

A avaliação, assim como outros aspectos da vida escolar, só pode ser entendia no contexto de um sistema de valores e normas de um contexto social determinado. Isto implica que não há, em termos completos, um modo "correto" ou "errôneo" de avaliar, mas que a sua função e as ferramentas e formas utilizadas para se conhecer a realidade, estão sujeitas as demandas e necessidades de cada momento.

Segundo Luckesi (2002), a avaliação dever ser uma atividade definida politicamente decisória a favor da competência e não uma ação mecânica.

Para Oliveira (2002), o processo avaliativo deve permitir o acompanhamento efetivo do aprendizado conquistado pelo educando, ao mesmo tempo contribui o trabalho do educador, guiando o esforço empregado no processo de ensino e aprendizagem de maneira a observar a melhor abordagem pedagógica e o mais conexo método didático apropriado à disciplina, não só quando se considera o contexto sócio-político no qual está arraigado e as condições individuais do educando.

Neste sentido, a avaliação da aprendizagem permite que se tomadas decisões nas resolução de problemas e dessa forma melhore o ensino.

A avaliação é um processo que permeia existência humana, que leva a refletir de forma crítica sobre a prática, com vista a analisar as resistências, os avanços, dificuldades e possibilitar tomar decisão sobre como agir para superar os obstáculos.

Se a avaliação não for aplicada com a intenção correta, que é a de detectar falhas e observar os progressos dos educandos, a avaliação pode ser prejudicial tanto para os educandos como para os educadores professores, pois assim a avaliação é uma forma de punição para educandos indisciplinados, impossibilitando que educadores e alunos procurem novos critérios de avaliação.

E dessa forma torna-se necessário que os profissionais da educação, conheça diferentes técnicas de avaliação, o que levará a pensar e repensar a prática pedagógica no sentido de estar fazendo da avaliação um ato que faça do educando um ser pensante, capaz de edificar seu próprio conhecimento

A justificativa para a realização deste trabalho é baseada na afirmação de Hoffmann (1998), de que a avaliação não tem fim, ela não termina com a nota, a partir desta se pode verificar o que é necessário mudar e o progresso alcançado. O educador deve estar sempre atento perante todo o conhecimento do educando, pois este deve ser avaliado em um todo levando em consideração todo seu desenvolvimento.

A avaliação ela deve ser vista como uma ferramenta de melhoria e não de punição.

Desenvolvimento

A avaliação é um tema que vem sendo discutido freqüentemente no decorrer do caminho educacional. É permeada por períodos em que os educadores demonstram duvidas em relação ao método de avaliação utilizado, e isso gera insegurança também para quem está sendo avaliado. Nos dias de hoje, onde a informática fazem parte do trabalho, é imprescindível desenvolver um sistema que leve a melhoria da avaliação na escola, proporcionando assim eficácia, eficiência, igualdade e justiça para os envolvidos no nesta interação (CARAMÃO, 2009).

Quando pesquisa-se o significado de avaliar, segundo Ximenes (2001, p. 22) significa “1- Estimar, apreciar; 2- Determinar o valor ou a valia de; 3- Computar, calcular. Avaliar é dar nota ao trabalho que o educando realizou, é por um valor ao que o educando aprendeu”.

No entanto, será que na instituição educacional este é realmente o verdadeiro significado desta palavra? É apenas dar valor a algo? Sabe-se que o que há hoje, nas escolas, não passa muito desta concepção. Avaliar, no processo educativo, deve ir além de dar valor. A avaliação, de acordo com Luckesi (2000), se torna completa com a probabilidade de mostrar caminhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com