TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinaridade e Curriculo

Por:   •  19/3/2016  •  Resenha  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Explicação e exemplificação dos conceitos de Interdisciplinaridade e Currículo:

A interdisciplinaridade ocorre quando uma determinada abordagem, de um conteúdo é utilizada em disciplinas diferenciadas, de forma que aconteça um aprofundamento de tal conteúdo relacionando-se o mesmo com distintas matérias. Tais matérias ou disciplinas são chamadas de currículo, o qual tem objetivo de formação humana na vida escolar.

Um exemplo de interdisciplinaridade se dá por exemplo: Em uma implantação de um mesmo projeto ou sequência didática, para duas, ou mais disciplinas diferentes.

A sequência didática nada mais é que uma sequência de atividades, com o intuito de chegar a um objetivo, onde há a garantia que o aluno faça descobertas, sobre aquilo que a atividade propõe, tal sequência deve ser sempre reflexiva e significativa aos alunos, de maneira a não se tornar uma pratica interdisciplinar vazia.

O objetivo maior de tal sequência é construir ligações com grau de ligação real, entre diferentes disciplinas, com os conhecimentos adquiridos ir além daquilo que é ensinado, permitindo assim a interação de vários saberes afim de um conhecimento significativo.

Na montagem de uma sequência didática é preciso que o educador faça uma análise cuidadosa de cada etapa, observando quais objetivos se tem em tal aplicação, quais os significados e os desafios serão propostos na atividade e quais os caminhos percorridos afim de se chegar a um determinado conhecimento, ou seja, é preciso um planejamento que promova disciplina dentro do contexto interdisciplinar.

É necessário levar em consideração a interação em sala, tanto do aluxo x aluno, quanto professor x aluno, frente a aplicação das atividades, pois a partir dessas interações é possível avaliar os conhecimentos desenvolvidos e o valor significativo de tais experiências vividas no meio escolar buscando sempre a formação de um ser integral.

Com tudo é possível concluir que o professor tem de ser mediador nos processos de interdisciplinaridade, com o objetivo de promover o conhecimento não unificado, e sim o conhecimento significativo a partir de sequencias didáticas que utilizem o currículo como agente formador de pessoas, e não apenas disciplinas soltas em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com