TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/9/2016  •  Monografia  •  4.459 Palavras (18 Páginas)  •  1.186 Visualizações

Página 1 de 18

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografia apresentada à Faculdade Católica de Anápolis como requisito parcial para conclusão de curso de Pós-Graduação Lato Sensu para a obtenção do título de Especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa em Educação em (nome do curso).

Orientador (a): Prof. Espec.(nome do professor (a).

ANÁPOLIS – GO

2011


TERMO DE APROVAÇÃO

TÍTULO DO TRABALHO

NOME DO ALUNO

Monografia apresentada à banca de qualificação em____/____2011, constituída pelos seguintes professores:

Rubenita Rodrigues Rocha Ribeiro

Departamento de Monografias

Mazulkieliche Jerônimo dos Reis

Coordenador do Curso

Lídia Oliveira

Coordenadora Geral

ANÁPOLIS-GO

2011


SUMÁRIO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS        

1 UM BREVE HISTÓRICO ACERCA DO LÚDICO        

1.1 Porque Brincar na Escola        

1.2 Brincadeiras e Jogos         

1.3 A Importância do Brincar no Desenvolvimento da Criança        

1.4 O Papel do Professor de Educação Infantil        

2 A CONCEPÇÃO DE ALGUNS TEÓRICOS SOBRE JOGOS E BRINCADEIRAS        

1.1 Piaget        

1.2 Vygotsky        

1.3. Kishomoto        

1.4. Oliveira        

3 A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E A RELEVÂNCIA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL        

3.1 O Lúdico e sua Importância na Aprendizagem        

3.2 O Brincar na Construção do Conhecimento         

3.2 O Jogo no Processo de Aprendizagem        

3.3 O Jogo como Recurso Pedagógico        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

Há uma discordância quanto ao que é proposto no sumário e o que é apresentado no corpo da monografia, pois o 1º capítulo não aparece e o 2º é apresentado como 1º e o 3º como 2º, dessa forma estamos encaminhando a referida pesquisa para que seja organizada e posteriormente encaminhada novamente para as correções sugeridas. Reiteramos, ainda, que cada capítulo deve apresentar, no mínimo, 11 laudas, pois a pesquisa completa deve apresentar, no mínimo, 40 laudas.


CAPITULO 1 – A CONCEPÇÃO DE ALGUNS TEÓRICOS SOBRE JOGOS E BRINCADEIRAS

1.1 Piaget

Segundo PIAGET, o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilibração com o mundo (BARROS).  

Com relação ao jogo, Piaget (1998) acredita que ele é essencial na vida da criança. De início tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos. Em torno dos 2-3 e 5-6 anos nota-se a ocorrência dos jogos simbólicos, que satisfazem à necessidade da criança de não somente relembrar mentalmente o acontecido, mas de executar a representação.

Piaget (1976) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório.

Com relação ao jogo, Piaget (1998) acredita que ele é essencial na vida da criança. De inicio tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos. Em torno dos 2-3 e 5-6 anos nota-se a ocorrência dos jogos simbólicos, que satisfazem a necessidade da criança de não somente relembrar o mentalmente o acontecido, mas de executar a representação.

Em período posterior surgem os jogos de regras, que são transmitidos socialmente de criança para criança e por conseqüência vão aumentando de importância de acordo com o progresso de seu desenvolvimento social. Para Piaget (1998), o jogo constitui-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade.

Para Piaget (1978), o jogo de regras constitui-se os jogos do sersocializado e se manifestam quando, por volta dos 4 anos, acontece um declínio nos jogos simbólicos e a criança começa a se interessar pelas regras.

Não se identifica nos jogos de regras segundo Piaget (1978) o processo de evolução. Estes se desenvolvem e se mantém por toda a vida, como é o caso dos esportes, cartas e outros.

Para Piaget (1978), a origem das manifestações lúdicas acompanha o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo. Cada etapa do desenvolvimeto está relacionada a um tipo de atividade lúdica que se sucede da mesma maneira para todos os indivíduos. Outro conceito esencial da teoria sobre o jogo é a relação deste com oprocesso de adaptação, que implica dois processos complementares: a assimilação e a acomodação.

Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatorio das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa.

                            1.2 Vygotsky

Para Vygotsky (1991), brincadeira possui três características: a imaginação, a imitação e a regra. Elas estão presentes em todos os tipos de brincadeiras infantis, tanto nas tradicionais, naquelas de faz-de-conta, como ainda nas que exigem regras. Pode aparecer também no desenho, como atividade lúdica.

É de fundamental importância trabalhar a brincadeiras e jogos na Educação Infantil. É muito importante porque, brincando, a criança aprende com toda riqueza do aprender fazendo, espontaneamente, sem pressão ou medo de errar, mas com prazer pela aquisição do conhecimento. É através do jogo que as crianças começam a respeitar regras, a esperar a sua vez, a aceitar a perda e a competir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com