TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

Por:   •  28/5/2016  •  Artigo  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 12

GRUPO EDUCACIONAL UNINTER

SANDRA MARIA BELARMINDO DA ROSA

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ITAJAÍ

2016

SANDRA MARIA BELARMINDO DA ROSA

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo apresentado como requisito para a obtenção do título de especialista em Educação Infantil, curso de pós graduação em Educação Infantil, Grupo Educacional Uninter.

Orientadora: Profª Eula Paula Alves Ferreira

ITAJAÍ

2016

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 BRINCADEIRAS E JOGOS, ALIADOS DA PRENDIZAGEM.................................4

3 OS JOGOS...............................................................................................................6

4 O BRINCAR LIVRE..................................................................................................7

5 O BRINCAR DIRIGIDO............................................................................................8

6 METODOLOGIA ......................................................................................................8

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................9

REFERÊNCIAS...........................................................................................................


 JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BELARMINDO DA ROSA, Sandra Mª ¹

ALVES FERREIRA, Eula Paula ²

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras nesta primeira etapa básica da educação, a educação infantil. Observa-se também que enquanto escola de educação infantil é necessário repensar a partir do cotidiano, as interações entre as formas de vivências através do brincar e do jogar, como fonte para o aprendizado. O brincar livre e o brincar dirigido no contexto escolar e social, buscando o melhor desenvolvimento cognitivo e despertando a afetividade nas crianças. A finalidade desta pesquisa, propõem a valorização do lúdico e demonstra o quanto se faz necessário para a aprendizagem do educando, enfatiza-se a valorização dessas atividades, pela equipe de trabalho da instituição, porém, observa-se que é necessário a compreensão sobre o rumo de tais atividades. Sendo assim é o professor que deve conduzir o educando e as atividades propostas a serem concretizadas. O lúdico promove maneiras inovadoras para ensinar, possibilitando o alcance de uma educação de qualidade, que vai de encontro aos interesses primordiais das crianças, sendo que as atividades lúdicas não são apenas somatórias, são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista infinitas possibilidades de estímulo, busca-se então, uma reflexão sobre a real importância destes momentos proporcionados pelos jogos e brincadeiras.

Palavras chave: Jogos. Brincadeiras. Desenvolvimento Infantil.

_________________________

 Aluna graduada em pedagogia pela Uniasselvi, cursando especialização lato sensu em educação infantil pelo grupo Uninter.

2 Eula Paula Alves Ferreira, tutora grupo Uninter.


1 INTRODUÇÃO

      Os jogos e brincadeiras permitem uma aprendizagem mágica no caminho das descobertas de mundo, essas atividades estimulam as crianças a desenvolver a negociação, aprenderem regras de convívio e a resolver conflitos, o brincar possibilita para a criança compreender o mundo adulto a sua volta, trazendo a realidade para o seu mundo imaginário. Esta pratica é muito utilizada nas escolas, nota-se então, a relevância da realização desta pesquisa para o desenvolvimento cognitivo da criança, a importância de estimular a autonomia da pedagogia, permitindo que as escolas busquem enriquecer cada vez mais a prática das brincadeiras e dos jogos.              

        Ao fazer o uso do lúdico em sala de aula, há uma busca constante de maneiras diferentes de envolver o aluno em atividades que os levem a refletir e descobrir o mundo em que os cerca. É através desta ação lúdica e da comunicação que será possível a criança compreender o pensamento e a linguagem do outro. Sendo assim o brincar representa um meio de propiciar um melhor desenvolvimento infantil, além de ser uma ferramenta para a construção do conhecimento dos alunos.

      Nota-se que pelo lúdico será possível desenvolver na criança uma visão mais ampla de mundo, pelas novas descobertas e pela criatividade, onde irão se expressar, refletir e indagar, melhorando consideravelmente a sua aprendizagem e a sua formação crítica de mundo. Diante disto se faz necessário uma reflexão maior por parte dos educadores sobre a real importância do lúdico neste processo de ensino-aprendizagem.

2 BRINCADEIRAS E JOGOS, ALIADOS DA APRENDIZAGEM

         As brincadeiras e os jogos, utilizados de forma lúdica, proporcionam ao aluno o desenvolvimento cognitivo, onde o mesmo tem a chance de experimentar, expor, inventar, aprender e em decorrência disto, adquirir habilidades. Além de estimular a curiosidade, sua autoconfiança e também a autonomia, desenvolvem melhor a linguagem, o pensamento, a concentração e atenção. Brincar é um momento para expor suas expressões e se auto realizar, de maneira prazerosa e mágica, respeitando sempre a cultura a qual a criança está inserida, estimulando, conscientizando e despertando também um senso de valorização, desde cedo, procurando alternativas para o uso da criatividade, na construção de materiais pedagógicos reciclados, levando em conta o que é adequado para cada faixa etária dos educandos, mostrando assim, as diversas possibilidades que se tem para brincar e jogar, aprendendo de forma simples e natural, despertando assim, cada vez mais a curiosidade por novas invenções e descobertas.

        O professor enquanto facilitador no processo de ensino e aprendizagem, deve promover momentos, onde, a criança aprenderá a respeitar regras de convivência em grupo, usando do lúdico como aliado para que os jogos e as brincadeiras entrem em seu mundo de maneira natural e educativa. A criança em seu universo, tem uma visão de mundo, e a partir das vivências e experimentos com os diversos jogos, começarão a desenvolver senso participativo e colaborativo, além de todo o aprendizado que lhes serão proporcionados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (302.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com