TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos e brincadeiras na educação infantil

Por:   •  13/8/2015  •  Artigo  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desde o século passado até os dias atuais, muitos teóricos têm se dedicado ao estudo dos jogos, brinquedos e atividades lúdicas como auxiliares no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Sendo assim, estes estudiosos têm constituído suas teorias, no intuito de elucidar as diversas formas de educar brincando.  

Na visão de Jean Piaget (1896-1980), psicólogo suíço, reconhecido em todo o mundo, por suas inúmeras obras e artigos publicados voltados a análise e a evolução do pensamento infantil, a realização do desenvolvimento cognitivo se dá através de estágios. Esses estágios ou períodos do desenvolvimento, caracterizam as diferentes formas do sujeito interagir com o meio e organizar seus conhecimentos visando sua adaptação. Para ele, a natureza e a caracterização da inteligência se modificam com o passar do tempo. Diante disso é que o indivíduo desde criança vai construindo seu desenvolvimento mental, sob o ponto de vista motor, intelectual e afetivo.  

Piaget (1975), dedicou mais de quarenta anos de sua existência em realizar pesquisas com crianças, buscando conhecer melhor o desenvolvimento do pensamento até a adolescência, para que houvesse o aperfeiçoamento dos métodos educacionais. Neste sentido, percebeu nos jogos, subsídios para auxiliar os campos do conhecimento da criança desde seus primeiros anos e os classificou em jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras. Nos Jogos de exercício, atribui-se a reprodução de movimentos e ações, através do andar, correr, saltar e outras. Inicia-se na faixa etária de 0 a 2 anos e segue o indivíduo por toda sua existência. Já os jogos simbólicos, iniciam-se com o surgimento da função simbólica, por volta do segundo ano de vida da criança, constituindo o desenvolvimento cognitivo. Em relação ao jogo de regras, favorece a socialização do sujeito. Surgindo por volta dos 4 anos, ocorre pelo declínio dos jogos simbólicos, despertando na criança o interesse pelas regras.

Para o autor, as atividades lúdicas são imprescindíveis na formação intelectual da criança. Portanto, são consideradas não apenas como uma forma de passatempo ou entretenimento para consumir energia, mas como elementos que contribuem e enriquecem seu desenvolvimento intelectual.

Já para Vygotsky (1896-1934), psicólogo bielo-russo, criador do chamado socioconstrutivismo ou sociointeracionismo, as relações sociais têm um papel primordial na formação do indivíduo.  Ele define o ser humano como alguém que pensa, raciocina, deduz e abstrai, imagina, deseja e se sensibiliza. Sendo assim, não separa o intelecto do afeto, buscando alcançar de forma abrangente o entendimento do sujeito em sua totalidade. Segundo ele, as características da pessoa não estão presentes desde o seu nascimento, nem são resultados das influências do meio exterior, mas sim do intercâmbio do homem com o seu meio socioeconômico.

A partir dessa ideia, Vygotsky (1988), ressalta que as funções psicológicas e específicas do ser humano se perfazem pelas suas relações no contexto sociocultural. Entretanto, o desenvolvimento mental humano não é imutável e universal, nem passivo, ao contrário, está em constante construção.

Segundo o teórico, os jogos e as brincadeiras são atividades características da infância, através das quais a criança recria a realidade valendo-se de sistemas simbólicos. A execução dessas ações tem caráter cultural e social. Ele criou a Zona de Desenvolvimento Proximal e a classificou como a distância entre o nível atual de desenvolvimento do ser e o seu nível de desenvolvimento potencial, desempenhado através de orientação de um adulto, para resolução de determinado problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com