TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos e brincadeiras na educação infantil

Por:   •  1/10/2015  •  Monografia  •  3.756 Palavras (16 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

                                       

JOGOS E BRINCADEIRAS NA

EDUCAÇAO INFANTIL

[pic 5]

CHAPECÓ - SC

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

JOGOS E BRINCADEIRAS NA

EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de Pesquisa elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, como requisito parcial para obtenção do Grau de Pedagogo no Curso de Pedagogia, orientado pela professora Doutora Terezinha Bazé de Lima.

.

[pic 10]

CHAPECÓ-SC

2014

[pic 11]

SUMÁRIO

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ................................................................................ ..........04[pic 12]

2 INTRODUÇÃO..        05

3 PROBLEMA        06

4 OBJETIVOS        07

4.1 Objetivo Geral        07

4.2 Objetivos Específicos        07

5 JUSTIFICATIVA        08

6 CONSTRUÇÃO DAS HIPÓTESES        09

7 REVISÃO DE LITERATURA        10

7.1 APRENDIZAGEM INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO ..............................................10

7.2 O JOGO E A CRIANÇA....................................................................................................13

8 METODOLOGIA        16

8.1 TIPO DE PESQUISA         16

8.2. LOCAL DA PESQUISA...................................................................................................16

8.3. CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA        16

8.4. ANÁLISE ESTATÍSTICA................................................................................................16

8.5. MATERIAIS E MÉTODOS..............................................................................................16

9 CRONOGRAMA        17

10 ORÇAMENTO        18

11 REFERÊNCIAS        19

[pic 13][pic 14]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 15][pic 16]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE PESQUISA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso I

   

1.1 TÍTULO DO PROJETO: Jogos e brincadeiras na educação infantil

1.2  DADOS DA EQUIPE: Ivonete Lopes

COLABORADORES E INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS: Alunos, Professores, Coordenadores, Gestores e Pais das escolas estaduais, municipais e particular.

        1.3  ORIENTADOR(ES): Professora e Doutora Terezinha Bazé de Lima.

1.4 TIPO(S) DE PESQUISA (S):

(  x ) BIBLIOGRÁFICA

(  x ) DESCRITIVA

(    ) EXPERIMENTAL

(    ) EXPLORATÓRIA

(  x ) OUTRAS  Citar : qualitativa


   2. INTRODUÇÃO

        [pic 17]

Pensando no quanto é importante para a criança brincar, o trabalho tem como tema Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. O brincar possibilita o desenvolvimento, não sendo somente um instrumento didático facilitador para o aprendizado, já que os jogos, brincadeiras e brinquedos influenciam em áreas do desenvolvimento infantil como: motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade. (ANTUNES, 2004)

O brinquedo contribui para a criança descobrir seu potencial criativo. A capacidade de brincar abre um espaço de decifração de enigmas, além de propiciar o conhecimento de forma natural e agradável, como meio de estimular a socialização, possibilitando à criança agir de forma mais autônoma.

A infância é uma fase importante para a criança, pois é nesta fase que ela começa a exteriorizar suas fantasias, além de desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas. Através dos jogos e das brincadeiras a criança começa a interagir, criando laços afetivos e adquirindo novas experiências.

É através das brincadeiras que a crianças desvendam o seu mundo. Sozinha ou grupo as crianças fazem descobertas, vivenciam novas experiências. E representam suas emoções e percepção do mundo de maneira espontânea. Portanto, será desenvolvido uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, objetivando compreender se os jogos e brincadeiras de fato contribuem no processo de ensino e aprendizagem da criança na educação infantil.

        

3. PROBLEMA[pic 18]

O educador infantil tem como tarefa  proporcionar ao educando prazer em aprender, mas para que isso aconteça deve estar atento para o desenvolvimento educacional de cada aluno com e dispor de conhecimentos adequados para um aprendizado eficaz, buscando atividades pedagógicas de acordo as necessidades das crianças.

Utilizar os jogos e brincadeiras na elaboração e a execução da proposta pedagógica na educação infantil significa transportar para o campo do ensino-aprendizagem condições para maximizar a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora.

As brincadeiras e jogos não podem ser vistos apenas como forma de divertimento, mas como meio que contribuem e enriquecem, para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional. Sabemos que para manter o seu equilíbrio, a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (233.9 Kb)   docx (199.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com