TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos no ensino da matemática

Artigo: Jogos no ensino da matemática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2015  •  Artigo  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  302 Visualizações

TEMA: JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

INTRODUÇÃO

Algumas idéias de autores foram direcionadas neste trabalho de estudo para a utilização dos jogos nas aulas de matemática como auxílio no desenvolvimento do raciocínio lógico, abstração, concentração, respeito aos colegas, regras e limites, enfrentamento de problemas bem como o desenvolvimento da criatividade e da imaginação.

A matemática é considerada um instrumento sociocultural em que a quantificação, as relações espaciais e temporais permeiam o cotidiano de toda uma sociedade, é necessário a reflexão sobre a funcionalidade das diversas situações do dia-a-dia do mundo matemático em sala de aula, da criação e aproveitamento de todas as possibilidades práticas e significativas.

O jogo é reconhecido fora da escola como um processo importante para o desenvolvimento social, emocional e intelectual da criança. O jogo na escola, para Piaget, tem importância funcional que adquire significado quando apoiada na noção de assimilação. Para o autor, por meio da atividade lúdica, a criança assimila ou interpreta a realidade a si própria, atribuindo ao jogo um valor educacional. Neste sentido a escola precisa proporcionar à criança um instrumental, por meio de jogos, de modo que ela assimile as realidades intelectuais e as integre em sua forma de pensar e interpretar as mesmas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com