TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS VYGOTSKY PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Pesquisas Acadêmicas: JOGOS VYGOTSKY PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  1.009 Visualizações

Página 1 de 3

JOGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL “VYGOTSKY”

Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896, Orsha, uma cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia (e que só se tornou independente em 1991). Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação sólida desde criança. Em 1925, já sofrendo da tuberculose que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da Arte, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado. Em 1936, dois anos após sua morte, toda a obra de Vygotsky foi censurada pela ditadura de Stalin e assim permaneceu por 20 anos.

Neste trabalho iremos falar um pouco sobre o jogo no Ensino Fundamental segundo Vygotsky e destacaremos a Zona de desenvolvimento proximal que é um conceito desenvolvido por Vygotsky. A ZDP seria uma fase intermediária entre a zona de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento potencial. Esses conceitos se aplicam durante o processo de aprendizagem do ser, especialmente da criança.

Os níveis de desenvolvimento são dois:

O desenvolvimento real é aquilo que a criança já aprendeu, e o desenvolvimento potencial é aquilo que ela pode, tem a capacidade de aprender. Então, a zona de desenvolvimento proximal é a fase intermediária entre essas duas fases: é aquilo que a criança vai aprender sob a supervisão de outra criança ou adulto que já domina esse saber.

Segundo Vygotsky a aprendizagem é o que ajuda o desenvolvimento, ou seja, é a partir dela que se estabelece o caminho por qual o desenvolvimento será seguido. A aprendizagem do aluno começa antes de ir à escola, na interação com o outro, no processo sócio-histórico-cultural, desde seu nascimento. E o jogo ajuda nessa formação através da interação com o outro essa convivência é fundamental no desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

O JOGO NO ENSINO FUNDAMENTAL

O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar.

Os jogos não são predominantes da infância, é um processo secundário que exerce e tem influência até a vida adulta.

Para Vygotsky a situação imaginária contém regras, pois os jogos com regras, que surgem em um estágio superior ao pré-escolar, passa a existir a partir das brincadeiras de papéis na situação imaginária. É principalmente nessas brincadeiras de faz-de-conta que a criança se submete às regras de comportamento condizentes com aquilo que está sendo representado.

Ao dominar as regras, por exemplo, a criança está dominando o seu comportamento, aprendendo a subordinar-se a um propósito definido.

JOGOS TRADICIONAIS E CULTURAIS

O jogo já existia desde a antiguidade, era tido como uma distração, não tinha importância, pois a criança não era vista como um ser brincante perante a sociedade. Ele acompanha a história e com o passar do tempo se transforma, adaptando- se a sociedade.

Pode variar conforme a região e é passado de geração em geração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com