TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos para o desenvolvimento na educação infantil

Por:   •  14/5/2015  •  Seminário  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 2

Jogo:

Reino das Frutas

Modalidade:

Jogos matemáticos

Idade:

A partir dos 5 anos

Número de participantes: 

4

Instruções do jogo:

O jogo de tabuleiro humano Reino das Frutas, pode ser jogado com 4 participantes por vez;

Cada participante pode jogar o dado até duas vezes, o número total de pontos que o dado fizer vai corresponder a um cartão que contém um desafio matemático;

Acertando o desafio o participante poderá avançar uma casa;

Caso não acerte o participante permanece na casa em que está;

No jogo não há perdedores todos chegarão ao final, então será feita uma classificação por ordem de chegada, cada um que chega ao fim recebe seu título fruta por ordem de chegada.

Títulos Frutas:

Primeiro a concluir – Troféu Abacaxi

Segundo a concluir – Troféu Melancia

Terceiro a concluir – Troféu do Conde

Quarto a conclui – Troféu Tomate

Objetos do jogo:

Um tabuleiro grande com números de 1 a 10;

Um dado;

Doze cartões com desafios matemáticos.

Finalidade:

O jogo de tabuleiro humano desenvolvido pelas alunas do terceiro semestre de graduação, do curso de pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, intitulado de Reino das Frutas, foi pensado e elaborado com o intuito de acrescentar no desenvolvimento das crianças.

Alessandra Arce (2013), em seu livro Interações e brincadeiras na educação infantil, nos mostra as dimensões e complexidades da brincadeira na educação infantil. Seguindo as perspectivas da autora, elaboramos nossa brincadeira dentro de princípios que favorecem o desenvolvimento cognitivo, motor, social, coletivo, dimensão de espaço, forma, significação/sentido e das relações ensino-aprendizado e professor-aluno.

As crianças brincarem não é um ato impensado e, é necessário intervenções (apoio, observação e interação) dos professores para com os alunos. O jogo Reino das Frutas consegue fortalecer e favorecer essa relação professor-aluno e a brincadeira com ensino científico, tendo em vista que a brincadeira pode ser utilizada intencionalmente como aparato para aprendizagem sem que perca sua essência, acreditamos que a brincadeira e o aprendizado científico são muito importantes e juntos podem fazer diferença.

A referida autora nos apresenta em seu livro alguns aspectos da teoria de Vigotski, que nos revela a importância do ser humano interagir com o meio e com as outras pessoas, quanto mais nos relacionamos com pessoas diferentes mais aprendemos, nos desenvolvemos e nos tornamos humanos. O jogo Reino das frutas foi pensado para proporcionar momentos de relações e interações com o outro, a partir do respeito das regras e com as pessoas envolvidas no jogo.

Crianças com idade inferior também pode brincar desde que já tenham amadurecimento cognitivo necessário para desenvolver a atividade e os desafios propostos, recomendamos a idade de 5 anos acreditando ser a melhor idade para proporcionar uma brincadeira saudável, sem exigir capacidades que as crianças não tenham nem deixando de ser interessante, uma vez que a criança mais velhas já possui mais esquemas prévios e conhecimentos matemáticos, tornando o jogo desinteressante para elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com