TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Verbal e Contribuição no Desenvolvimento Psicomotor

Por:   •  23/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 8

LINGUAGEM VERBAL E A CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..........................................................................

2

  1. Delimitação do problema....................................................

2

  1. Justificativa........................................................................

3

  1. Objetivos da Pesquisa ......................................................

3

      2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.....................................................

4

      3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.................................

7

 4. CRONOGRAMA........................................................................

8

 REFERÊNCIAS.............................................................................

9


1 INTRODUÇÃO

                A presente pesquisa de conclusão de curso visa apresentar os benefícios originados através do uso da psicomotricidade no despertar da comunicação a partir da linguagem.

                Sabemos que podemos nos comunicar de diversas formas, bem como de forma verbal e corporal, pois estão intrinsecamente ligados na linguagem e na comunicação humana.

                Podemos perceber que todas as nossas experiências vividas, percebidas e significadas através do nosso corpo estão presentes constantemente na nossa comunicação ao longo de nossa vida.

                À medida que a comunicação vai se firmando através do uso da linguagem haverá um tipo de variação no tipo de atividade que a criança fará para conhecer o mundo.

                A psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.

                O desenvolvimento da psicomotricidade pode ser alcançado por meio da prática constante de diversas brincadeiras e atividades motoras que terminam por solicitar complexas seqüências motoras para serem reproduzidas, oferecendo assim, oportunidades para desenvolver habilidades no plano motor.

1.1 Delimitação do tema

                Dentro da delimitação do tema será enfatizada a proposta da linguagem verbal e a contribuição no desenvolvimento psicomotor, pois a psicomotricidade surge como mediadora do processo de livre expressão do corpo da criança, sendo que precisa ser reconduzido da melhor forma possivel no processo de interação entre a criança e os movimentos corporais para que haja desenvolvimento e evolução na aprendizagem, bem como também para construir e reconstruir o alicerce sensório perceptivo motor da criança, resultando na eficacia da linguagem verbal no desenolvimento psicomotor.

1.2 Justificativa

                Justifica-se a realização deste tema, pois o esquema corporal não é apenas o conjunto das percepções, pois o seu conceito se completa quanto são integradas através de uma experiência psicológica, integrando o meio que cerca a pessoa. Precisa-se lembrar também que pelo processo vivencial engloba-se uma complementação de componentes nos aspectos cognitivo, afetivo e social.

1.3 Objetivos

                O objetivo do referido artigo é expor e evidenciar a linguagem verbal e a contribuição no desenvolvimento psicomotor.

                Percebe-se a importância das atividades motoras na educação, pois ela contribui para o desenvolvimento global das crianças.

                

2. Revisão Bibliográfica

                A psicomotricidade precisa ser vista com bons olhos pelo educador, pois o mesmo precisa entender que a psicomotricidade acrescenta fatores positivos auxiliando o desenvolvimento motor e intelectual do aluno, bem como o educador precisa entender também que a sociedade transformou-se, mas a escola ainda precisa adequar-se a um novo tempo.

                Para que ocorra de forma natural na criança a expressão do seu corpo se faz necessário que a mesma aprenda a compreender, bem como a ter consciência do seu próprio corpo, pois será por meio dele que ira se expressar além de localizar-se no tempo e no espaço.

                Dependendo de como a criança se expressar terá o comportamento significante, se faz necessário para um bom desempenho e um desenvolvimento saudável que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.

                A psicomotricidade coloca em jogo a organização psíquica, através da planificação, elaboração, regulação, verificação, execução e integração da ação que a expressa o que também é importante para a aquisição das aprendizagens.  

                As estruturas psicomotoras definidas como básicas são: locomoção, manipulação e tônus corporal, que interagem com a organização espaço-temporal, as coordenações finas e amplas, coordenação óculo-segmentar, o equilíbrio, a lateralidade, o ritmo e o relaxamento.

                Esses movimentos são conhecidos como movimentos naturais e espontâneos e baseiam-se nos diversos estágios do desenvolvimento psicomotor. Com relação à maturidade psicomotora como fator indispensável para a aprendizagem da leitura e da escrita, não há unanimidade entre os estudiosos da área. Educadores e profissionais da mais alta credibilidade e competência defendem posições diferentes com relação ao assunto.

        A expressão não verbal se apóia a linguagem verbal. “Pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros e o corpo antes de tudo é um centro de informações, sendo essa uma linguagem que não se mente, comunicação não verbal” (WEIL, 1986, p.74).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com