TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem de Sinais Brasileira

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  1.722 Visualizações

Página 1 de 5

UNIGRAN

Acadêmica: Cristiane Santos da Mota   RGM: 053.13563      Data: 07/02/16

PORTIFÓLIO 02

Atividade da aula 05.

1-Se tratando dos aspectos gramaticais básicos da Libras, fale sobre cada um deles e a importância desses para que a mensagem seja transmitida de maneira clara e eficiente.

        Para que a comunicação da Libras ocorra de forma correta, ou seja, com clareza, é muito importante obedecer e respeitar os cinco parâmetros gramaticais, pois cada elemento usado forma determinada palavra e essa por sua vez será transmitida como mensagem, portanto, deve ser transmitida de forma correta, para uma perfeita interpretação.

Configuração de mãos: é a postura correta das mãos durante a conversação, os sinais devem ser realizados pela mão dominante, de acordo com cada um, destro, canhoto, ou pelas duas mãos.

Ponto de articulação: determina o local onde a mão predominante pode tocar, ou não, alguma parte do corpo, ou estar em um espaço neutro vertical ou horizontal, localizado da cabeça à cintura.

Movimento: seria o movimento feito pelas mãos, envolve formas, mostra direções e descreve espaços.

Orientação/direção: determinados sinais apresentam a mesma configuração de mão, mas com direções opostas.

Expressão facial e/ou corporal:  é também considerada um parâmetro gramatical na LIBRAS, usada ao realizar um sinal que demonstre sentimentos ou uma reação, caso não haja expressão facial o sinal estará errado.

Atividades da aula 06.

1-Quadros (2001, p.57) aborda alguns elementos sobre a atuação do intérprete educacional que devem ser considerados. Fale sobre cada um desses itens.

        De acordo com Quadros (2001, p. 57) existem alguns elementos sobre o intérprete educacional que devem ser considerados, em relação a sua boa atuação, portanto, o professor deve ser visto como figura de autoridade, devendo ser respeitado como líder a frente da sala de aula.    Todas as conversas mantidas por meio da Libra, deve respeitar questões éticas, assim os interpretes devem manter sigilo em relação as informações contidas nas conversas. Cabe aos intérpretes o direito de serem auxiliados por professores por meio de revisões e preparações de aulas, com a finalidade de garantir a qualidade das aulas e de sua atuação, outro ponto importante que também garante o bom desempenho do intérprete são os intervalos de descanso entre as aulas.

        O papel do intérprete é muito importante, porém ele deve ser considerado como parte dos elementos que garantem a acessibilidade dos surdos, pois é todo um conjunto que envolve, ambiente, iluminação, elaboração das aulas, professor/intérprete que fará com que o aluno surdo participe das aulas visualmente, garantindo seu pleno desenvolvimento e conhecimento na instituição escolar.

2- Fale sobre a formação do intérprete de Libras e suas áreas de atuação.

        Os alunos surdos enfrentam diversos obstáculos, mas seu principal é o uso de uma língua diferente: a LIBRAS. Dentro desse contexto, surge o papel do intérprete da língua de sinais, como um dos principais agentes na superação dos limites dos surdos. O primeiro dispositivo legal que reconheceu o profissional intérprete e sua formação é o Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005, mas atualmente, há leis em vigor que regulamentam a profissão e determinam a formação desse profissional, uma dessas leis é a LEI Nº 12.319/10.

         A formação do intérprete de LIBRAS, está em processo, as capacitações técnicas para esse profissional tem sido ofertadas ao nível de pós-graduação, por isso nos deparamos com intérpretes com formações distantes de um nível superior, para tentar suprir a necessidade de profissionais capacitados há vários órgãos que viabilizam cursos de LIBRAS.        

        A área de atuação do intérprete da libras deve é em situações formais como: escolas, universidades, palestras, reuniões técnicas, igrejas, fóruns judiciais, programas de televisão etc.

Atividade da aula 07

1-Como ocorre a formação do sujeito surdo nos espaços escolares regulares?

        

        A educação das pessoas surdas é pensada e implementada por políticas públicas em Educação

Especial, dentro da política educacional, portanto as discussões em torno do processo de escolarização da pessoa surda são frequentes, porém a principal discussão propõe que a escolarização seja realizada no ensino regular, ou seja, uma educação inclusiva.

        A formação dos surdos nos espaços escolares regulares tem como objetivo interligar as diferenças, garantindo ao aluno surdo a educação bilíngue, por meio da LIBRAS com acesso à língua portuguesa. Embora essa inclusão ainda ocorra de forma lenta, ela é muito importante para o surdo que está inserido numa sociedade de ouvintes, além disso, todo o processo de interação social, troca de experiências e informações fazem parte do processo natural de formação de qualquer pessoa, seja esta surda, ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com