TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATA ATLANTICA

Por:   •  10/3/2016  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

MATA ATLÂNTICA

             Novembro

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ALESSANDRO ITOKAZU VASCOCELLOS

ELAINE CRISTINA GOMES DO CARMO MARTINS

FÁBIO LUIZ CAETANO MAFRA

MARIA ZÉLIA BOEGES

WESLEY DE JESSUS SALLA

Trabalho apresentado à universidade Uniube, modalidade à disciplina: conteúdos e procedimentos didático-metodológicos: história e geografia nos anos iniciais do ensino fundamental como requisito parcial para obtenção do título de graduação em pedagogia, sob orientação do (a) prof.(a): Neire Márcia da Cunha.

NOVEMBRO

2015

Há 500 anos, a paisagem na costa brasileira era a Floresta Atlântica. Estima-se que em 1500 havia cerca de dois a quatro milhões de índios no Brasil e uma grande parte deles vivia em harmonia com a Mata Atlântica.

Desde o período colonial, foram retiradas da mata árvores nobres. O espaço urbano cresceu e seus habitantes originais, empurrados para o sertão, desmatando novas áreas.

Um ciclo econômico do Brasil, localizado em área de Mata Atlântica, foi o café, que se expandiu a partir de 1850, degradando ainda mais a Mata. Em seguida, as atividades industriais foram implantadas e expandiram-se rapidamente, e a retirada de matéria-prima acompanhou sua expansão. Atualmente, o crescimento urbano e o consumo dos recursos é o principal fator de degradação da Mata Atlântica, além da falta de políticas públicas que incentivem seu uso sustentável.

O ser humano tem interferindo de forma cada vez mais intensa na natureza. Podemos observar essa interferência nos mapas aonde a vegetação natural vem sendo alterada profundamente, e essas transformações ocorrem, principalmente, por que as pessoas retiram as áreas de vegetação natural para ampliação de cidades e indústrias.

Praticamente toda a Mata Atlântica já recebeu algum tipo de interferência humana, seja ela direta ou indireta. Portanto, apenas alguns lugares ainda preservam os aspectos originais que podemos observar no mapa de 1500. Este bioma possui grande importância social, econômica e ambiental e sua porção atual correspondente à 8% da cobertura original, nos mostra a necessidade de adoção de medidas eficientes para a sua conservação e sua recuperação, como:

  • Plantar árvores nativas da região, visando a multiplicação e a conscientização sobre importância desse bioma em nosso ambiente.
  • Cuidar da fauna e da flora, evitando mudar o equilíbrio natural desse bioma, como alguns grupos de preservação vem fazendo como, por exemplo, o W.W.F.
  • Criar normas rígidas de punição a quem desmatar a região e criar mais incentivos para aqueles que cuidam e ajudam a Mata Atlântica.

Pois depende do ser humano para que voltemos a ver este bioma recuperado, sendo abundante como antes. Isso não é uma tarefa impossível, mas sim necessária.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Lino, Clayton Ferreira, Sustentável Mata Atlântica, Senac São Paulo, 2012, São Paulo-SP.

https://www.sosma.org.br/nossa-causa/a-mata-atlantica.

http://www.petropolis.rj.gov.br/sma/index.php/mata-atlantica/historia-da-mata-atlantica.html.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Atl%C3%A2ntica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com