TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 7

MOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

MOTIVATION OF LEARNING IN FUNDAMENTAL

Adelaide Elaine dos Santos Santana[1]

Caliane Amanda Monteiro de Jesus[2]

Erica Andrade Ferreira[3]

Ingrid de Jesus Batista[4]

Resumo: Este trabalho teve como foco principal o fator motivação no contexto escolar e sua importância no dínamo ensino-aprendizagem e na relação professor-aluno. O interesse em descobrir os principais fatores motivacionais tanto intrínsecos (motivação intrínseca ou MI) quanto extrínsecos (motivação extrínseca ou ME) e suas influências no processo educacional levou à realização de uma pesquisa de campo, com utilização de questionários para a coleta de dados, direcionados aos estudantes do quinto ano do ensino fundamental de uma instituição privada localizada na cidade de Itabuna, Bahia, bem como uma revisão bibliográfica acerca do tema, e os resultados estão apresentados em forma de gráficos e texto descritivo.

Palavras-chave: Motivação; fatores motivacionais; ensino-aprendizagem; relação professor-aluno.

Abstract: This work had as main focus the motivation factor in the school context and its importance in the teaching-learning dynamo and in the teacher-student relationship. The interest in discovering the main intrinsic (intrinsic motivation or MI) or extrinsic motivational factors (extrinsic motivation or ME) and its influences in the educational process led to the accomplishment of a field research, using questionnaires for the data collection, directed To the students of the fifth year of elementary school in a private institution located in the city of Itabuna, Bahia, as well as a bibliographical review about the theme, and the results are presented in the form of graphs and descriptive text

Key-words: Motivation; Motivational factors; Teaching-learning; Teacher-student relationship

  1. INTRODUÇÃO

O tema central deste artigo é a motivação da aprendizagem no ensino fundamental, tendo como objetivo principal identificar a presença ou não de motivação para estudar, por parte dos alunos, assim como diferenciar os fatores motivacionais com base em teorias da aprendizagem.

O termo motivação deriva do latim “movere”, ou seja, mover, tomar impulso para fazer algo. O indivíduo desenvolve bem qualquer atividade quando está estimulado à essa realização, e esse estímulo está baseado na sua motivação. Sendo assim, o tema motivação está ligado a todos os âmbitos inerentes à vida humana, inclusive a aprendizagem.

Descobrir aquilo que motiva o aluno no processo ensino-aprendizagem, quais as influências sofridas pelo mesmo, e como fazer acontecer essa motivação, atuando principalmente no desenvolvimento de fatores motivacionais intrínsecos, é um desafio enfrentado por todos os professores das redes de ensino, e o professor que consegue acionar essa vontade em seu aluno, com certeza, terá uma melhor relação com o mesmo.

Atribuímos à motivação tanto a facilidade quanto a dificuldade para aprender. Atribuímos às condições motivadoras o sucesso ou o fracasso dos professores ao tentar ensinar algo a seus alunos (BOCK, FURTADO E TEIXEIRA, 1996).

Segundo Lourenço e Paiva (2010), os autores Garrido (1990) e Lens (1994), abordam que as questões motivacionais podem esclarecer os motivos de alguns alunos gostarem de freqüentar a escola, aproveitando a vida escolar, desenvolvendo seus potenciais, enquanto outros desprezam essa fase, atuando com pouco interesse e fazendo as atividades apenas por obrigação.

Sendo assim, estudar o tema proposto, é de fundamental importância para discutir como praticar ações geradoras de motivação em salas de aula, incentivando uma melhor aprendizagem dos alunos, bem como melhorando as relações interpessoais no ambiente escolar.

 

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

No presente estudo, foi realizada uma pesquisa de levantamento de dados com alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada de Itabuna, Ba. Os participantes estavam em um total de 22 alunos, de ambos os sexos, seno 12 do sexo masculino e 10 do sexo feminino, com faixa etária entre 10 (16 alunos) e 11 (6 alunos) anos.

A coleta dos dados foi realizada durante um período normal de aulas. Antes do início da coleta foi realizada uma conversação com os alunos, explicando acerca das questões presentes no questionário, bem como com o intuito de criar confiança e contato com os estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (192.6 Kb)   docx (67 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com