TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática, um Mundo de descoberta

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

          Matemática, um Mundo de descoberta

Introdução

     O desenvolvimento mental da criança, antes do seis anos, segundo Piaget, pode ser sensivelmente estimulado através das diversas atividades na Educação Infantil, tais como: jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de pauzinhos, caixas, etc. A criança vai adquirindo através das atividades conhecimentos matemáticos, e dessa iniciação dependerá muito seu interesse pela Matemática no decorrer de sua vida.

      De zero a três anos deve-se estimular as crianças com brinquedos coloridos formas diferentes, permitir a exploração do seu mundo desenvolvendo noção de independência.

      Entre 3 a 6 anos as crianças estão no estágio pré-operacional, o do desenvolvimento cognitivo, em que podem pensar em símbolos, mas ainda não podem usar a lógica.

Público alvo

Crianças do ciclo I 1° ano

Justificativa

        Deve-se dar a criança oportunidade para observar tudo que a rodeia contando, comparando, medindo, etc. Aproveitando as situações reais, que lhe permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente.

 

Objetivos

      Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presente no seu cotidiano.

▪ Comunicar ideias matemáticas encontradas em situações problemas relativas à quantidade, espaço físico e medida, utilizando linguagem oral e matemática.

▪ Possibilitar a criança a ter confiança em suas próprias estratégias e na capacidade para lidar com situações matem áticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.

▪ Reconhecer e valorizar o número, as operações numéricas, as contagens orais e as noções especiais, tendo uma aplicação na sua vida.

Estratégias

1.  Atividades Permanentes

Calendário: trabalharemos a noção do tempo (dia, semana, mês) e espaço.

Quadro de aniversariantes: as datas dos aniversariantes podem ser trabalhadas, da seguinte forma: quantos dias faltam, a ordem crescente e decrescente das datas.

A Hora da História: podem ser enriquecidas com objetos e brinquedos que contenham números, formas geométricas.

2. Atividade Números e Sistema de Numeração

Através de jogos e brincadeiras

Ao utilizar a contagem oral, usaremos como ferramenta: dominó, amarelinha, esconde-esconde, música que incluam diferentes formas de contagem;

Noções simples de cálculo, sendo desenvolvida a partir de situações problemas, iremos trabalhar com coleções (conjunto, acréscimo e diminuição), brincadeiras de faz de conta (feira, mercado) trabalhando com dinheirinho (compra, venda troca, comparando).

Notação numérica e registros não convencionais, usaremos a pesquisa (idade da família) e atividades com materiais diversos (medidas com palitos).

Noção de sucessor e antecessor, podemos desenvolver materiais como centopeias crescentes, construção de torres com blocos lógicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com