TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologoia anos inciais

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2][pic 3]

CURSO DE PEDAGOGIA

MÓDULO

METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS – 60h

 

Acadêmico(a): Vanda Maria Mendes Santos  

Turma MAI - Turma 7/2013 - Data: 19/02/2015


UNIDADE 1

OS PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE ENSINO

1. Explique o que é método de ensino e cite dois métodos que constam no módulo, argumentando como você os utilizaria em sala de aula.

Método de ensino è o caminho ou processo para atingir um determinado fim, agir com método supõe uma previa analise.

Método verbal Trabalhar com os alunos oralidade é muito importante, o professor interroga o aluno para ver até que ponto é o seu conhecimento. No método verbal poço trabalhar demonstração com roda de conversa, a ilustração que é com filme cartaz, exemplificação que é grifar na apostilha o que é importante.

Método ativo o aluno participa da aula, aproveitada o que já sabe expondo seu conhecimento e recebendo novos conhecimentos aumentando seu saber. O aluno participa, interage com os demais alunos e professores. O professor não só deposita seu conhecimento no aluno e sim estimula o aluno a participar para ver até a onde é seu conhecimento.

2. O que é um método ativo?

Métodos ativo è aquele que o aluno deve reconstruir, reinventar, conteúdo de ensino em sala de aula e não decorar. O aluno ativo ele vê e apreende o professor tem que aproveitar o que o aluno já sabe expor o conteúdo de forma que todos entenda e conheça a socialização do aluno por meio de maquete ou trabalho em grupo.

3. Escreva o que você entendeu sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno.

Aprendizagem significativa é a teoria de David Ausebel, onde o aluno relaciona os conhecimentos novos com os conhecimentos prévios, a aprendizagem significativa é importante para o aluno ele relaciona informação nova com informação já presente na estrutura cognitiva. O aluno amplia seu conhecimento quando relaciona o que já sabe com os novos conhecimentos que afeta seu modo de pensar sobre o mundo e sociedade e ampliando sua capacidade. Quando se apreende com significado o aprendizado se torna muito mas gostosa para o professor ensinar e o aluno apreender. A aprendizagem significativa é importante para o aluno pois formam um processo contínuo, já que o conhecimento adquirido na aprendizagem por recepção vai, gradualmente, permitindo a "ancoragem" de novos conhecimentos.

4. Diferencie conhecimentos prévios e problematização.

Conhecimento prévios o aluno relaciona os conhecimentos novos com os conhecimentos prévios. Conhecimentos prévios é o contato inicial com um novo conteúdo e são fundamentais para a construção de novos significados.

Problematização é criar questões que podem ser entendidas pelo aluno, não sendo respondidas na hora, criando assim curiosidade e vontade de saber,
o aluno é desafiado ou estimulado a pensar e resolver para ampliar seu conhecimento.

UNIDADE 2

INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

  1. Após o estudo da unidade, conceitue interdisciplinaridade. Qual a importância de trabalhar os conteúdos escolares de forma interdisciplinar?

Interdisciplinaridade é trabalhar varias disciplina em um só tema, ou seja é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade de uma reconciliação epistemológica, processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial e a necessidade de mão de obra especializada. A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas sub-áreas.

  1. Quais são os blocos temáticos do ensino de Ciências Naturais? Faça um resumo de cada um deles.

Os blocos temáticos são organizados em quatro partes, sendo eles Ser humano e saúde, Recursos tecnológicos, Ambiente, terra e Universo. Para colocá-los em prática em sala de aula é necessário um preparo sobre o assunto abordado, assim como em qualquer situação. Uma vez que o professor estuda o tema proposto, elabora um planejamento e sente-se confiante para mediá-lo, a abordagem do assunto será certamente bem sucedida. Lembrando que no surgimento de dúvidas, nada mais justo que o professor obtenha mais informações para que haja o esclarecimento.

  1. Por que se diz que a interdisciplinaridade vai contra a fragmentação do conhecimento?

O conhecimento está sendo construído de forma fragmentada, cada vez mergulhamos em uma maior especialização, a matemática já vem há muito tempo sendo ensinada dividida em geometria, trigonometria, aritmética entre outras áreas; já a língua portuguesa se reparte em gramática, ortografia e literaturas. Outras matérias também se repartem, como se a simples existência destas disciplinas já não significasse um conhecimento partido, e cada vez mais longe da realidade do aluno. A interdisciplinaridade busca um conhecimento universal, ou seja, um conhecimento que não seja partido em vários campos, o que faz com que cada vez mais se sinta a necessidade de se estar afastado do mundo real e fechado em apenas uma área, o que acaba por abstrair seu objeto de estudo. As práticas interdisciplinares tendem a, como já foi dito, buscar um conhecimento unitário, onde a integração de todas as disciplinas e a ligação delas com a realidade do aluno tornam o conhecimento real e atrativo,sendo que às vezes o aluno consegue enxergá-lo como essencial. É necessário delimitar a idéia do que é interdisciplinaridade, por uma questão de praticidade para qualquer trabalho acadêmico, pois a diferença de conceituação entre os principais teóricos é gritante, o que torna necessário a delimitação do conceito citado, assim como de outros conceitos como multidisciplinaridade, intradisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (204 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com