TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INCIAIS

Por:   •  11/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  5.390 Palavras (22 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]Universidade Norte do Paraná

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO presencial conectado  

pedagogia - 6º Flex e 7º SEMESTRE

        

LEDIANE RANIERE COÊLHO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

TUCURUÍ

2017

LEDIANE RANIERE COÊLHO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Il – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6º Flex e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico:Lilian Sayuri Yasuda Silva

Tutor de sala:Janete Maria Rocha Gaia

TUCURUÍ

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO........................................................................................................05

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        05

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        07

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        07

3.2 A Rotina.................        09

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                10

4.2 Dados Gerais do Projeto        11

4.3 Referencial Teórico        13

4.4 Planos de Aula da Intervenção        14

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        18

MOSTRA DE ESTÁGIO NO FÓRUM DA DISCIPLINA        19

REFERÊNCIAS        20

1 INTRODUÇÃO

Ser capaz de imaginar outras vidas e outros mundos é a grande aventura de multiplicar nossa existência e nela assim, encontrar um sentido. Ouvir histórias desde a primeira infância é, sem dúvida, o aprendizado das palavras, o estímulo para criar, pela fala e escrita,e dominar com propriedade a linguagem.Então não podemos mais pensar em ensino de qualidade sem elaborarmos e incluirmos nos planos de aula um bom Projeto de Leitura, tanto para a própria escola quanto para a comunidade com o todo. Onde as dificuldades dos alunos, com relação a leitura, devem ser trabalhadas e enfatizadas em todas as discíplinas, de maneira interdisciplinar, visto que o aluno se utiliza da leitura em todas as matérias proporcionadas no currículo escolar.

São inúmeras as queixas de pais, responsáveis e professores acerca da problemática tanto na aquisição quanto no gosto pela leitura. Então, enquanto educadores nós precisamos de ações que disponibilizem o processo de aquisição da leitura no cotidiano desse aluno. O trabalho para minimizar essa realidade deve dar-se de forma conscientizadora para os educadores e de conquista para os alunos.

Embora enfatizamos a conscientização de nossos professores de que a leitura está num plano de máxima relevância, enfaticamente nas séries iniciais, não raro obsevarmos que a atenção está voltada quase que de maneira exclusiva ao ensino de gramática.

Diante a tantas possibilidades com relação ao mundo da leitura  é preciso despertar esse interesse em nossos alunos, onde devemos ler com eles e para eles aflorando e ampliando suas mentes para o gosto pela leitura. Assim, faz-se necesário que o professor prepare o ambiente para o aluno, consquitanto esse processo aos poucos, e não só proporcionando espaços de leitura na sala e na escola, mas também permitindo o contato direto com o “ livro ” através da biblioteca itinerante, a qual irá até o livro o aluno. E, se o professor se dispuser a fazer seu papel de sedutor e preparar o ambiente, então, teremos um ótimo trabalho de ensino-aprendizagem, e um aluno apaixonado pela leitura, crítico, imaginativo e consciente de seu papel de cidadão.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio foi realizado na Escola “ Ursinhos Carinhosos ’’ localizada no bairro da Vila Permanente, tendo início no dia 20 de março de 2017, onde foi realizado a visita na escola, em seguida foram realizados 06 (seis) dias de observação no ambiente escolar. Após esses dias de observação foi realizado  06 (seis) dias de intervenção na sala do 2º ano do turno da tarde com a professora Euzimar Moreira, que colaborou bastante para a realização desse estágio que totalizou o total de 52 horas no ambiente escolar. No dia 05 de abril de 2017 foram reliazadas as últimas atividades de intervenção na escola,que tem um espaço bem agradável e acolhedor, cada lugar da escola foi pensado no bem estar das crianças, as salas são todas climatizadas,tem píscina,parque,quadra,pátio arejado,lanchonete com variações de lanches todos os dias.

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O estágio obrigatório é um componente do projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Entende-se o mesmo como parte do processo de ensinar e aprender, da articulação teoria e prática, e como forma de interação entre a instituição e as escolas. O estágio obrigatório tem como objetivo oportunizar ao acadêmico um contato mais direto e sistemático com a realidade profissional, visando a concretização de pressupostos teóricos, associados a determinadas práticas específicas, aplicando os conhecimentos obtidos no curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (70.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com