TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Plano de ação do pedagogo

Por:   •  13/12/2017  •  Seminário  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  2.667 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO

IDENTIFICAÇÃO: Ane Caroline, Josiane Olivo, Juliana Girardello e Marciane Arnecke

ESCOLA: Colégio Estadual Industrial - CEI

TÍTULO: Educação integral ou Tempo integral?

TEMA: Educação Integral e Educação em Tempo Integral.

DELIMITAÇÃO DO TEMA:  Análise da Educação Integral do Colégio Estadual Industrial

LOCAL E PÚBLICO ALVO: Plano de ação aplicado no Colégio Estadual Industrial tendo como público alvo toda equipe pedagógica, alunos e professores da Instituição.

PROBLEMATIZAÇÃO:  Na instituição em que se deu a observação, apresenta-se a modalidade de Educação Integral de matrícula obrigatória para os alunos do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS GERAL: Organizar reuniões com pais, educadores, educandos e funcionários da escola para esclarecimentos sobre a diferenciação da Escola Integral, e Escola em tempo integral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

* Organizar reuniões com direção e equipe pedagógica para elaboração dos encontros;

* Explanar para esse público através de encontros, oque é Escola em tempo integral, e oque é educação integral;

* Mobilizar as famílias para a participação desses encontros.

* Mostrar os projetos desenvolvidos pelos alunos às famílias;

* Realizar feiras com oficinas para expor os trabalhos frutos das atividades do período integral;

JUSTIFICATIVA: A concepção de Educação Integral foi introduzida no Brasil na primeira metade do século XX, por educadores de matrizes político-ideológicas diversas, anarquistasintegralistascatólicos e educadores com ingerência política, como Anísio Teixeira. Tendo este último sido responsável pela implementação do primeiro projeto de educação integral brasileiro, em Salvador, Bahia, na década de 1950, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Pois bem, o governo brasileiro, na atual conjuntura, promove bastante material de publicidade em torno dessa temática, buscam implementar em escolas em que não há período integral, e procuram amplificar o sistema em escolas onde já existe essa modalidade de ensino. Por outra ótica, a educação em tempo integral, tem sido alvo de questionamentos; em relação à seu aproveitamento e resultados na vida escolar do aluno, sempre norteado por questões se é eficaz ou não, se é necessário ou não. Esse plano de ação busca elucidar a diferença entre Educação em Tempo Integral, e Educação Integral, haja visto que muitas pessoas, até dentro da área da educação, confundem o significado de ambas expressões, e na hora de debater sobre o assunto, é notório a falta de conhecimento que se tem sobre a temática. Pensando nisso, a nossa equipe achou por bem promover algo em torno de tal, para que todos à qual são alvos, se sintam melhor esclarecidos sobre Educação Integral e Educação em Tempo Integral.

REFERENCIAL TEÓRICO: A legislação brasileira, possui várias leis que amparam o sistema de Educação Integral e o sistema de Educação Integral, ou de Jornada Ampliada, como seja preferível dizer. Entre portarias e decretos, podemos dizer que a Educação Integral está bem ancorada, ao menos é oque lemos na teoria, e se tal convém e bem se sai na práxis, é outro assunto, o qual não pretendemos nos deter nesse arquivo.

Sendo assim, abaixo segue alguns trechos que consolidam a Educação Integral:

A Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que instituiu o FUNDEB, determina e regulamenta a educação básica em tempo integral e os anos iniciais e finais do ensino fundamental (art.10, § 3º), indicando que a legislação decorrente deverá normatizar essa modalidade de educação. Nesse sentido, o decreto nº 6.253/07, ao assumir o estabelecido no Plano Nacional de Educação, definiu que se considera “educação básica em tempo integral a jornada escolar com duração igual ou superior a sete horas diárias, durante todo o período letivo, compreendendo o tempo total que um mesmo estudante permanece na escola ou em atividades escolares” (art. 4º). COMPLEMENTAR AQUI MENINAS, IR ESCREVENDO ENTENDE.. EU JÁ NÃO TENHO MAIS IDEIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com