TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de atps

Por:   •  10/11/2015  •  Artigo  •  3.367 Palavras (14 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

IRENICE WOLF RA: 7957693510

IVONETE SANTOS BARBOSA RA: 5322987348

LILIAN LUCIENE DA FONSECA RA: 5534101306

NILAINE SPALA LEITE RA: 5568139750

PATRICIA TEIXEIRA ALVES VARJÃO RA: 5530119794

Fundamentos da Gestão em Educação

INDAIATUBA / SP

2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

IRENICE WOLF RA: 7957693510

IVONETE SANTOS BARBOSA RA: 5322987348

LILIAN LUCIENE DA FONSECA RA: 5534101306

NILAINE SPALA LEITE RA: 5568139750

PATRICIA TEIXEIRA ALVES VARJÃO RA: 5530119794

Fundamentos da Gestão em Educação

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Fundamentos da Gestão em Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Elizângela Siqueira e Tutora presencial Ana Cristina Salomão.

INADAIATUBA / SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................

4

1. ETAPA 1............................................................................................................

5

2. ETAPA 2. ...........................................................................................................

7

3. ETAPA 3 ............................................................................................................

9

4. ETAPA 4 ............................................................................................................

11

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................

14

REFERÊNCIAS.....................................................................................................

15


INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa mostrar a importância da Gestão em Educação, onde concluímos que para proporcionar uma gestão eficiente é fundamental a compreensão de que a construção da gestão escolar democrática é sempre processual, ou seja, é uma luta política e pedagógica, para se impor, é necessário envolver os pais, funcionários, estudantes, professores, equipe gestora e comunidade local.

Para obter essa eficiente Gestão é preciso ter competência "técnica" para entender leis, normas de planejamento e avaliação, teorias de currículo e aprendizagem etc.  Entretanto, o gestor precisa da habilidade política para mediar conflitos entre funcionários, pais, alunos e professores e obter êxito.

A instituição de ensino como uma instituição social, deve ser administrada a partir de suas especificidades, portanto, a escola é uma organização social dotada de responsabilidades e particularidades que dizem respeito à formação humana por meio de práticas políticas, sociais e pedagógicas.

Concluímos que a educação escolar representa em ato político e pedagógico na medida em que requer sempre uma tomada de posição.

        


1. ETAPA 1 - A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO EDUCACIONAL PARA EDUCAÇÃO.

Muito se tem falado, nos últimos anos, sobre qualidade do ensino e produtividade da escola pública. Sustentado inclusive por argumentos de intelectuais que até pouco tempo atrás faziam sérias críticas ao péssimo atendimento do estado em matéria de ensino. Quando se referem à quantidade, ressaltam que não há carência de escolas, visto já estar sendo atendida quase toda a população em idade escolar.

Mesmo assim deixando de lado o fato de que mesmo sem qualquer tipo de contato com o ensino escolarizado seria preciso perguntar se a escola não seria mais do que um local para onde afluem crianças e jovens carentes de saber, que são acomodados em edifícios com condições precárias de funcionamento e são atendidos por funcionários e professores com salários cada vez precários. Em outras palavras, para entender o que há por trás do discurso oficial, é preciso indagar a respeito do que é que o Estado está oferecendo na quantidade da qual ele tanto se vangloria.

Mas, se estamos interessados em soluções para nosso atraso educacional, a educação entendida como apropriação do saber historicamente produzido é prática social, que consiste na própria atualização cultural e histórica do homem, no entanto o homem produz conhecimentos, técnicas, valores, comportamentos, atitudes, ou seja, tudo que configura o saber historicamente produzido. Para que isso não se perca é preciso que o saber esteja sendo permanentemente passado para as gerações subsequentes. Essa mediação é realizada pela educação, do que decorre sua centralidade enquanto condição imprescindível da própria realização histórica do homem.

Esta concepção de educação é integrante de uma visão do homem histórico, criador de sua própria humanidade pelo esforço de seu trabalho. Para o homem, somente o supérfluo é necessário visto que ele não se contenta com a satisfação das necessidades naturais. Mas o homem não almeja apenas estar no mundo; o homem almeja estar bem. Para ele, não importa viver, mas viver bem, o ser humano coloca sempre novos objetivos que transcendem a necessidade natural, os quais ele busca realizar por meio do trabalho. Isso tudo tem implicações mais do que importantes para uma educação escolar que tenha por finalidade a formação humana. Em primeiro lugar, é preciso ter presente que não basta formar para o trabalho, ou para a sobrevivência, como parece entender os que veem na escola apenas um instrumento para preparar para o mercado de trabalho ou para entrar na universidade.  Se a escola deve preparar para alguma coisa, deve ser para a própria vida, no desfrute de todos os bens criados socialmente pela humanidade. E aqui já há um segundo aspecto a ser considerado: não basta a escola “preparar para” o bem viver, é preciso que, ao fazer isso, ela estimule e propicie esse bem viver, ou seja, é preciso que a escola seja prazerosa para seus alunos desde já. A primeira condição para propiciar isso é que a educação se apresente enquanto relação humana dialógica, que garanta a condição de sujeito tanto do educador quanto do educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (231.9 Kb)   docx (93.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com