TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Muito alem do peso

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.288 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

Sinopse

O documentário Muito Além do Peso foi lançado em novembro de 2012, em um contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das nossas crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigida a elas. O filme é fruto de uma longa trajetória da Maria Farinha e do Instituto Alana na sensibilização e mobilização da sociedade sobre os problemas decorrentes do consumismo na infância.

Em 2008, O documentário Criança, a alma do negócio alertou para o resultado devastador dos apelos de mercado voltados ao público infantil e propôs uma reflexão sobre questões como ética e responsabilidade de cada ator social na proteção da criança frente às relações de consumo. Muito Além do Peso mergulha no tema da obesidade infantil ao discutir por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.

Muito Além do Peso 84 min, cor, censura livre.

Com Jamie Oliver, Amit Goswami, Frei Betto, Ann Cooper, William Dietz, Walmir Coutinho, entre outros. Direção: Estela Renner Produção Executiva: Marcos Nisti Direção de Produção: Juliana Borges Fotografia: Renata Ursaia Montagem: Jordana Berg Projeto Gráfico: Birdo Trilha Sonora: Luiz Macedo Produção: Maria Farinha Filmes Patrocínio: Instituto Alana.

”Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças” - Jamie Oliver, chef britânico e apresentador de TV.

A obesidade infantil e suas consequências

O documentário Muito Além do Peso traz a tona um assunto polêmico, a obesidade infantil. A obesidade cresceu de forma que está sendo relacionadas às maiores pandemias existentes, tais como diabete, pressão alta, depressão, problemas do coração e outras.

O documentário também relaciona a obesidade com o despreparo de muitos pais e da fragilidade da criança que fica em média 3 horas na escola e 5 horas na frente da TV. sendo bombardeada por informações que os leva a consumir cada vez mais, pois o marketing é pesado em cima de nossas crianças, mascaram os perigos colocando personagens e desenhos para chamar a atenção da criança, algumas redes de Fast Food até oferecem brinquedinhos ao consumirem. Enquanto a indústria alimentícia gasta 1,6 bilhões em marketing em produtos hipercalóricos e pouco nutrientes, o governo federal gasta somente 51milhões na divulgação de hábitos alimentares saudáveis e exercício físico (Fonte: Teach – Make a diference “Targeting Children With Treasts” 2012). A população está carente, pois muitos pais não entendem a gravidade do problema até que se depara com uma situação irremediável.

O documentário revela alguns alimentos que se dizem ser saudáveis, mas em sua composição contém uma grande quantidade de açúcar; é absurda!

Se olharmos podemos encontrar em nosso meio pelo menos uma pessoa com sobrepeso, você com certeza conhece ou já viu alguém com esse problema, problema esse que trás em sua bagagem a hipertensão diabete e na maioria das vezes depressão.

O assunto é sério, muitas sofrem bullyng dos colegas na sala de aula, em todos os lugares até mesmo de seus familiares, convivem com rejeição, pois o “ser diferente” ainda é um dos grandes elementos fundamentais para a discriminação. Nós como pedagogas temos a obrigação de cuidarmos e auxiliar as nossas crianças. Temos uma grande participação em todo esse processo e nos comprometermos em transmitir a mensagem da alimentação saudável, também devemos inserir esse aluno no meio, fazer com que se torne parte da turma, e mostrar a criança que pode ser melhor podemos mudar. e nos adaptar. Essa é uma de nossas grandes virtudes. “Adquirir novo conhecimento.”

O filosofo JOHN LOCKE afirma que a alma é uma tábula rasa, segundo ele o indivíduo é desprovido de conhecimento precisando do meio para interagir e assim aprender; sabemos que não é verdade. A criança já trás em sua bagagem um pouco de conhecimento, e também cabe a nós como transmissores de saber, ensiná-la para que se torne um adulto completo, capaz de pensar e tomar decisões importantes.

Vivemos em tempos de mudanças, as coisas estão sempre transformando, nossos móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, nossas roupas tudo é cada vez mais moderno.

É logico, que não poderia acontecer diferente com a nossa alimentação, afinal uma coisa arrasta a outra, e no caso, a tecnologia que chegou para modificar o mundo transformou também nossos hábitos alimentares. Infelizmente essa transformação está destruindo vidas, saúde, principalmente das nossas crianças.

Ao transmitir essa informação de hábitos saudáveis alimentação saudável deixamos de ser meros reprodutores de ideias e de técnicas pedagógicas. Tomando atitudes diferentes: montando, por exemplo, o cardápio da merenda escolar. Como diretora defensora do saber você pode junto com os seus professores e ajuda de um nutricionista, inserir frutas e verduras, trazer em sala de aula vídeos inclusive o próprio documentário “Muito Além do Peso”. Há ainda diversas brincadeiras como também “o faça você mesmo” pedir para as crianças trazerem frutas e verduras e fazer junto com elas, por exemplo, um suco verde, com laranja kiwi e couve; é gostoso, fácil de fazer e bem nutritivo. Podemos dar o primeiro passo, mudar o cotidiano de algumas crianças não é nada fácil, tendo em vista que ao chegar em casa terão influências do seu meio em que vive. Algumas crianças, ou melhor, a maioria delas têm os pais que trabalham fora, por isso não podem dar a assistência necessária para seus filhos, ficam na frente da TV e se tornam sedentárias, absorvendo tudo que a mídia lhes oferece. A publicidade voltada para as crianças está cada vez mais pesadas. Nossas crianças são presas fáceis!

Mas, quem são os culpados?

Os pais, que compram?

A mídia, que apresenta?

Ou o governo, que permite?

A verdade é que ninguém quer assumir a culpa, assim vai levando e as crianças continuam consumindo esses alimentos.

É importante chamar a atenção dos pais para essa questão, as crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com