TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO MONTESSORI NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Por:   •  7/6/2021  •  Artigo  •  4.077 Palavras (17 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 17

MÉTODO MONTESSORI NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Nome do(a) Aluno(a)

Nome do(a) Orientador(a)

RESUMO

O sistema de Montessori influenciou o mundo e teve seus reflexos também no Brasil, caracterizando uma transição da “educação tradicional” para a “nova educação”, buscando superar dificuldades pedagógicas através de novos conceitos. Definir pontos de relação entre um método e o outro durante essa passagem, bem como tecer traços dessa teoria na educação brasileira através do método comparativo, limitando-se o foco em Maria Montessori e o atual sistema educacional brasileiro. De um lado Montessori com um sistema todo voltado para a criança, buscando através da educação livre e seus objetos pedagógicos - capazes de mexer com os sentidos humanos - uma educação integral do educando e sua total realização. Do outro: o método tradicional brasileiro, conservador e centralizado no professor - este com o papel de repassar conteúdos livrescos - busca a preparação da criança para uma futura profissionalização, não considera a satisfação e a realização do educando, uma vez que não questiona se seus meios estão atingindo este objetivo. O Brasil não segue uma linha teórica apenas, denotam-se vários seguimentos na educação e, embora mantenha ainda vários traços (até mesmo do conservadorismo) caminha para uma nova educação. O percurso é longo e muito se tem para mudar, mas o importante mesmo não é seguir o “modismo pedagógico”, mas criar meios para atingir uma educação de qualidade e não de quantidade, com fortes investimentos no ser humano. Há muito tempo o Brasil vem pecando nessa área, as consequências são vistas em professores desqualificados e alunos desmotivados, acrescenta-se também a grande evasão escolar. Índices relevantes à falta do interesse político em um povo educado.

Palavras-chave: Método Montessori; Educação; Criança.

ABSTRACT

The Montessori system influenced the world and had its repercussions also in Brazil, characterizing a transition from "traditional education" to "new education", seeking to overcome pedagogical difficulties through new concepts. To define points of relation between one method and the other during this passage, as well as to trace traces of this theory in Brazilian education through the comparative method, limiting the focus on Maria Montessori and the current Brazilian educational system. On the one hand Montessori with a system all aimed at the child, seeking through free education and its pedagogical objects - capable of manipulating the human senses - an integral education of the student and its total realization. On the other hand, the traditional Brazilian method, conservative and centered on the teacher - the latter with the role of passing on the content of books - seeks to prepare the child for future professionalization, does not consider the satisfaction and achievement of the student, since he does not question whether his means are achieving this goal. Brazil does not follow a theoretical line alone, there are several follow-ups in education, and although it still has several traits (even conservatism), it is moving towards a new education. The course is long and much one has to change, but the important thing is not to follow the "pedagogical way", but to create means to achieve quality education, not quantity, with strong investments in the human being. Brazil has long sinned in this area, the consequences are seen in disqualified teachers and students demotivated, also adds to the great school dropout. Indices relevant to the lack of political interest in an educated people.

Keywords: Montessori Method; Education; Child.

1 INTRODUÇÃO

A educação é discutida mundialmente a fim de se chegar a um termo de acordo entre sua aplicabilidade e qualidade. Mas, o que preocupa o mundo é a educação dos países subdesenvolvidos em fase de crescimento, qual falará com destaque no Brasil. Este por fim, apresenta uma educação em fase de transição, buscando desvencilhar-se do penoso sistema tradicional; enquanto muitos países já usufruem de experiências com os mais variáveis métodos criados pelos pensadores que revolucionaram a educação mundial.

Destacar as características do sistema educativo tradicional que embasou, por tempos, a educação brasileira buscando, paralelamente ao sistema Montessori, elementos que enfatizem e solidifiquem minhas ideias nesta transição, objetivamente no desenvolvimento deste trabalho.

Partindo-se do ponto que Maria Montessori é a precursora da nova educação e apresentava aversão ao método tradicional, torná-la-ei base de minha pesquisa bem como fonte de todo o processo do trabalho a seguir. Mas para toda essa sistematização de ideias abordaremos: a vida de Maria Montessori, a escola, a criança, o professor, método Montessori no Brasil e por ultimo, as considerações finais.

2 A VIDA DE MARIA MONTESSORI

Maria Montessori nasceu em 1870, em Chiaravalle, no norte da Itália, e morre em 1952 em Nordwjik, na Holanda. Filha única de um casal de classe média, desde pequena se interessou pelas ciências e decidiu enfrentar a resistência do pai e de todos à sua volta para estudar medicina.

Em 1896, torna-se a primeira médica italiana, com um estudo sobre neuropatologia, trabalha durante dois anos como assistente na clínica psiquiátrica da Universidade de Roma, onde e principalmente encarregada de estudar o comportamento de um grupo de jovens com retardos mentais. O trabalho com essas crianças leva-lhe a constatar que ainda existe nelas o desejo de brincar, despertando assim a necessidade de buscar meios para educá-los. Começa assim uma busca incessante por métodos que possam lhe auxiliar nesta pesquisa. É nessa época que descobre as obras dos médicos franceses Bourneville, Itard, Séguin e a de Pereira, espanhol que viveu em Paris e conheceu Roseau e Diderot. Mas, embora se mantivesse discreta em relação a sua fonte inspiradora sabe-se, segundo Bad Heilbrunn (BÖHM, 1991, p. 58) que “ela adquire um interesse particular pelos estudos de Itard - que tentou civilizar a criança selvagem encontrada nas florestas de Aveyron e estimulando e desenvolvendo seus sentidos - e de Édouard Séguin, aluno de Itard”.

Inspirada, por suas experiências com as crianças anormais, as quais não possuíam brinquedos e por isso utilizava-se de migalhas de pão espalhadas no chão, Montessori decidi por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com