TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NO EAD

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 5

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NO EAD

Katia Rosa Gaspar

Maria Gorete Rocha de Bem

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 0751) – Metodologia do Trabalho Acadêmico

09/06/2013

RESUMO

Estre trabalho tem como finalidade mostrar que em meio as correrias do dia-a-dia podemos tirar tempo no nosso dia seja para ler um livro ou estudar por meia hora. E isso só pode ser feito através da organização, planejamento do nosso dia e o mais importante de tudo que é a responsabilidade. Todos sabemos que pessoas que cursam um ensino superior são tratados como adultos responsáveis e que talvez tenham enfrentado uma jornada diária de mais de 8 horas de trabalho e ainda tem filhos, maridos e esposas que os esperam em casa para que façam os trabalhos domésticos e ainda dar uma mãozinha com as tarefas dos filhos. E mesmo com toda essa correria, é possível conciliar uma vida cheia de compromissos e ainda mandar ver nos estudos.

Palavras-chave: Curso a distância. Organização do tempo. Atividades diárias.

1 INTRODUÇÃO

        Nem todas as pessoas pensam da mesma forma, e o que é muito fácil para alguém pode ser extremamente difícil para outra pessoa. Por isso, existem pessoas que apresentam dificuldade quando fazem algum curso superior à distância, pois engana-se quem pensa que curso à distância é muito mais fácil do que um curso presencial. No curso presencial estamos todos os dias em sala com um professor tirando nossas dúvidas,  já no curso à distância vamos a aula uma vez por semana, e nos outros dias, é nossa obrigação reservar um tempo do nosso dia para ler o Caderno de Estudos, anotar nossas dúvidas, revisar a matéria, fazer as autoatividades e já se adiantar e ler a matéria que será explicada na aula seguinte.  

E tudo isso para um aluno de primeira viagem num curso à distância se torna difícil e exaustivo, mas para que isso não se torne algo enfadonho fazendo com quem o aluno vá deixando acumular dúvidas, atividades a serem feitas e para que não faça provas sem estudar por falta de tempo e vontade nós abordaremos na sequência algumas dicas de como se dar bem na faculdade.

4 COMO ESTUDAR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

        Antes de começarmos, devemos organizar o ambiente, de preferência ele deve ser limpo, silencioso e bem iluminado. Devemos ter a mão os materiais a serem usados, como lápis, caneta, borracha, marcar texto, caderno de anotações, dicionário e o caderno de estudos.  Segundo Ruiz (2011, p. 22) para quem quer estudar, deve organizar sua vida de tal maneira que possa abrir espaço para o estudo e que possa planejar e aproveitar o melhor de seu tempo.

Escolha um horário de estudo que melhor se encaixe na sua rotina e comunique as outras pessoas que naquele horário você estará estudando para evitar interrupções. Faça grupos de estudo, talvez outras pessoas possam ajudar você em algo que você tiver dúvidas, e você também poderá estar ajudando outras pessoas, já que nem todos entendem tudo da mesma forma.

Faça pesquisas por conta própria, vá além, descubra, questione, anote sua descoberta e quando for para sua aula, pergunte ao seu professor sobre sua descoberta.

É de suma importância ter um professor-tutor externo que esteja sempre disponível a resolver nossas dúvidas de imediato, caso contrário o aluno pode sentir-se desamparado por não ter nenhuma resposta no momento.

4 .1 GERENCIE SEU TEMPO DE ESTUDO

        Quanto menos tempo tivermos, mais coisas conseguimos fazer.

        Quem já ouviu essa frase deve achar que não tem muito sentido, mas parando pra analisar, se nós separarmos tudo já de antemão como o tempo necessário para cada atividade incluindo o tempo que vai levar a ser concluída e o tempo extra caso ocorra algum imprevisto que possa causar alguma interrupção, pouparemos tempo e estresse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com