TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.123 Palavras (17 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

A (EJA) educação de jovens e adultos é uma modalidade de educação básica destinada ao atendimento de pessoas jovens e adultas e idosas da classe trabalhadora que por vários motivos ao longo de sua vida não teve condições de iniciarem ou mesmo de terminar a vida escolar.

Esses sujeitos possuem em suas identidades saberes formado pelas experiências de vida; encontram-se a margem do acesso aos bens culturais, sociais, econômicas e de direito. Por vários motivos, o retorno a vida escolar constitui uma possibilidade de conquista do conhecimento formal, elevação da escolaridade, ascensão social e econômica ou a retomada de sonhos e projetos pessoais e coletivos interrompidos no passado.

Assim a EJA e um direito assegurado à classe trabalhadora que durante o dia confia seus filhos a familiares, escola pública e a noite busca essa mesma escola para escrever seu direito a educação. Por isso e dever do estado garantir a ampliação do acesso, a permanência, à garantia, a continuidade e assegurar esse direito ao aluno do EJA são desafios enfrentados todos os dias pelas esferas de gestão educacional.

2 Desenvolvimento

Ao tratarmos de currículo, escolha de conteúdo, objetivos e metodologia para um bom desenvolvimento constitui uma posição política, pedagógica e social a ser tomada. Esse currículo tende a ser voltada para a classe trabalhadora. Por isso ao escolher o currículo EJA essa tem que dialogar com o contexto devida dos alunos e suas singularidades, levando em conta suas especificidades e diversidades presentes na vida de cada sujeito, considerando suas origens culturais, saberes, conhecimentos e projetos de vida. Construindo assim um currículo em movimento, com o desafio de recriar um novo jeito de fazer EJA.

Ao pensarmos nestas questões e necessário avançarmos na defesa e garantia do direito à aprendizagem ao longo da vida em que o processo formativo não se finda, mas faz-se no cotidiano de todos nós. Assim não existe idade certa ou errada para aprender, a aprendizagem é infinita e constante. Nossos alunos da EJA não estão aprendendo fora do tempo, mas dando continuidade ao aprendizado agregando novos saberes aos já existentes.

A metodologia da EJA e outra preocupação para as aprendizagens que devem atentar ao campo/espaço de atuação/presença da modalidade sob pena de tratar de forma igual sujeitos em condições diferentes de aprendizagens. Por isso e necessário observar o currículo EJA para que aja uma adequação no que diz respeito as especificidades da EJA,suas realidades, seus sujeitos, seus espaços e seus desafios , ou seja, a EJA nos espaços de privação de liberdade, na inclusão de pessoas com deficiência, na formação profissional no campo e na educação a distância (EAD).

Portanto, o objetivo geral do currículo em movimento da EJA, apresentado, é o de promover a escolarização de pessoas jovens, adultas e idosas que interromperam ou não tiveram acesso ao processo formativo escolar, por meio da compreensão de uma prática educativa que atenda às especificidades e a diversidade dos sujeitos da classe trabalhadora envolvidas no processo, a fim de dialogar com seus saberes, culturas, projetos de vida e articular melhores perspectivas com o meio social, cultural e com o mundo do trabalho.

O perfil do aluno da EJA é marcado pela diversidade, tanto em suas trajetórias pessoais de vida, quanto em especificidades de atendimento. São jovens, adultos e idosos em cumprimento de medidas sócio educativas; com restrição de liberdade (sistema prisional), população em situação de rua (vulnerabilidade social), sujeitos com necessidades educacionais especiais diagnosticadas ou não, integrantes de movimentos sociais e populares, trabalhadores da cidade e do campo. Ou seja, a EJA e a representação viva de uma escola complexa, com diversidade e pluralidade da sociedade brasileira.

Diante desse desafio de contemplar toda a diversidade representada pelos estudantes da EJA, é necessário atentar as especificidades do atendimento de forma a garantir o direito à educação. Nesse sentindo vemos a importância de trabalhar o currículo considerando os seguintes sujeitos.

Educação especial- A (AEE) a educação especial na EJA pressupõe o atendimento no mesmo turno, visto que a permanência do estudante nos dois turnos complicaria o processo de inclusão social e na escola, dificultando assim o processo de inclusão profissional privando de sua inserção social e cidadã.

A EJA nas prisões- vai além da escolarização, tratando também do direito humano fundamental para a constituição da pessoa autônoma. Essa modalidade significa proporcionar a esses estudantes a construção coletiva que proporciona um convívio de participação social não contemplado em nenhum outro espaço da prisão.

A EJA no campo- busca atender aos estudantes campestres compreendendo suas especificidades, valorizando o conhecimento cultural característico da realidade do campo. Adequando assim o currículo ao contexto de agricultura familiar, econômica solidária, cooperativismo e sustentabilidade.

A EJA e diversidade trabalham com a questão das relações especificas de gênero, da questão étnico-racial, de orientação sexual e demais questões permitem reconhecer, refletir e respeitar as diferenças e os direitos fazendo assim uma educação cidadã e igualitária.

A EJA ofertada à distância (EAD) se dá através da mediação didático pedagógica nos processos de ensino aprendizado que ocorre através da (TICS) tecnologias de informação e comunicação, co professor e alunos desenvolvendo atividades educativas em locais e tempos diversos, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), mídias e ou materiais didáticos impressos. A educação profissional na EJA funciona como um mecanismo de formação profissional possibilitando o acesso a formação de cursos o de qualificação de mão de obra profissional ou técnica, aliado sempre com o estudo possibilitando assim uma melhoria das condições de vida e de trabalho, ampliando as possibilidades de inserção e ascensão no mundo do trabalho.

A educação profissional na EJA funciona como um mecanismo de formação profissional possibilitando o acesso à formação de cursos o de qualificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com