TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narrativas com Personagens Infantil

Por:   •  27/5/2016  •  Artigo  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

III MOSTRA DE BANNERS - NARRATIVAS INFANTIS[pic 1][pic 2]

DISCIPLINA – LITERATURA INFANTIL

5º PERÍODO DE PEDAGOGIA

Histórias narrativas com personagens infantis

                                                                        SILVA, João César.

                                                                        SANTOS, Antônio

                                                                        BARROS, José Carlos.  

INTRODUÇÃO

Diante dos grandes avanços tecnológicos, narrar histórias tornou-se pouco frequente no âmbito escolar, e o costume em lê livros de historias como: O Menino do dedo verde, O pequeno polegar e João e Maria entre outros tem se reduzido, isso desperta uma grande missão ao educador de fazer com que as crianças tomem gosto na leitura. A narração de histórias estimula à imaginação, a oralidade, e a criatividade contribuindo para o social e afetivo, tão bem quanto na formação do caráter.

OBJETIVOS

GERAL

  • Analisar com que frequência se tem utilizado as histórias com personagens infantis como práxis no processo de ensino e aprendizagem.

ESPECIFICOS

  • Destacar quais os motivos que levam ao pouco uso de histórias narrativas com personagens infantis.
  • Propor ideias ou meios de incentivar a leitura de histórias narrativas com personagens infantis.
  • Demostrar qual a importância das narrativas com personagens infantis e suas particularidades e quais os seus benéficos no processo de ensino – aprendizagem.

METODOLOGIA

A metodologia para elaboração desta obra foi o levantamentamento bibliográfico, como leitura de textos, revistas, artigos e uma pesquisa de campo quantitativa e quantitativa buscando dessa forma obter informações e um bom embasamento do tema abordado.

RESULTADOS

De acordo com as análises feitas pela equipe foi notável consciência do quanto a historias com personagens infantil e importante nesse processo, mas que de acordo com cenário atua do ensino isso não tem sido tratado com a devida atenção no geral, a maioria dos professores notaram um aprendizado significativo nos alunos quando usam dessa práxis, classificando-os entre regular e ótimo. Todos foram unanimes quando questionados se recomendariam essa prática, porém o tempo que dispunham a tal fato deixa muito a desejar, sugerindo que houvesse programas específicos sobre o tema pois é de suma importância dentro desse processo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A escola por se tratar de um local de Construção e reconstrução do saber tem um papel fundamental na construção do caráter da criança, pois é através da leitura de histórias que se encontra um dos meios de se desenvolver um ser humano nos aspectos cognitivo, físico, afetivo e social.

REFERÊNCIAS

WWW.NOVAESCOLA.ORG.BR[pic 3]

OMENINODODEDOVERDE

Joao e maria

Pequeno polegar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (89.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com