TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negrinha

Por:   •  20/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  11.629 Visualizações

Página 1 de 4

01- A ironia é um dos recursos de estilo mais usados por Monteiro Lobato na caracterização da personagem Dona Inácia. Destaque duas passagens do texto em que esse recurso esteja presente e explique sua funcionalidade.

Resposta:

“Ótima, a Dona Inácia”.

 “A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças”.

A forma que Monteiro Lobato utilizou para criticar as atitudes de Dona Inácia, foi descrevê-la de maneira oposta à que ela era. Ela não era ótima, nem excelente. Essa forma de dizer o contrário do que se pensa constitui a ironia.

02- O fato de Negrinha não ter nome próprio dá à personagem que dimensão simbólica? Explique.

Resposta: O fato de o nome ser “Negrinha”, que seria normalmente um adjetivo, é colocado como substantivo próprio no conto, para dar a dimensão de preconceito, denotando a falta de importância, como se ela não tivesse identidade como pessoa. No sentido que a garota era “apenas uma negra”, exemplificando o que muitas outras negras sofreram com a escravidão.

03- “O 13 de Maio tirou-lhe das mãos o azorrague, mas não lhe tirou da alma a gana.”

a) Que consequência do regime escravocrata aponta o autor nessa passagem?

Resposta: As consequências que o autor aponta é que mesmo com a abolição da escravatura ainda continuava o preconceito contra os negros, mantendo graves punições com os mesmo apenas por capricho, já que Negrinha não lhe dava motivos consideráveis para receber tais castigos.

b) Que episódio narrado no conto, envolvendo Negrinha, ilustra essa “gana” de Dona Inácia?

Resposta:

“Veio o ovo. Dona Inácia mesmo pô-lo na água a ferver; e de mão à cinta, gozando-se na prelibação da tortura, ficou de pé uns minutos, à espera. Seus olhos contentes envolviam a mísera criança que, encolhidinha a um canto, aguardava trêmula alguma coisa nunca visto. Quando o ovo chegou a ponto, a boa senhora chamou:

- Venha cá!

Negrinha aproximou-se.

- Abra a boca!

Negrinha abriu a boca, como o cuco, e fechou os olhos. A patroa, então, como uma colher, tirou da água “pulando” o ovo e zás! na boca da pequena. E antes que o urro de dor saísse, suas mãos amordaçaram-na até que o ovo arrefecesse. Negrinha urrou surdamente, pelo nariz. Esperneou. Mas só. ’’

04- O autor, em certo momento, chama Negrinha de “coisa humana”. Por quê?

Resposta: Monteiro Lobato ao chamar Negrinha de “coisa humana”, faz “coisificação” da garota, como se a “mulatinha” não tivesse alma, fosse apenas um objeto para satisfazer a gana de Dona Inácia.

05- Ao ser impedida de brincar com as sobrinhas da patroa, diz o autor que Negrinha sentiu uma “angústia moral - sofrimento novo que se vinha a crescer aos já conhecidos”. O que seria essa “angústia moral” sentida pela menina?

Resposta: A “angústia moral” que Negrinha sentiu foi no momento em que ela percebeu que nunca poderia reverter suas condições de vida e  jamais poderia mudar sua raça (ser branca). Com isso, a garota já sem esperança, percebe que nunca vai deixar de ser inferior e de viver nessa imensa desigualdade. Então, entra em uma tristeza sem fim.

06- Quando a patroa permitiu que Negrinha brincasse com as outras meninas, operou-se uma transformação no seu interior. Explique que transformação foi essa.

Resposta: A menina suportava beliscões e palavrórios, mas a partir do instante em que a boneca aparece, sua vida muda. É a descoberta que se realiza quando Negrinha percebe que tem alma, mostrando-lhe o mundo do riso e das brincadeiras infantis das quais a garota poderia fazer parte, se não houvesse a perversidade de Dona Inácia. É aí, que cisma em pensar que nunca terá a vida e o padrão de beleza que a boneca tinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com