TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Conto Negrinha

Por:   •  26/4/2019  •  Resenha  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

                                                     Universidade Santo Amaro

                                                      Pedagogia-4 semestre

                                                      Aluno: Erica Santos Santana de Oliveira

                                                      Resenha do Conto Negrinha

Lobato, Monteiro. Negrinha.  Ed. Globo. 2008. 212p

       José Renato Monteiro Lobato (depois ele mudou o nome para José Bento Monteiro Lobato) nasceu em 18/04/1882 em Taubaté e morreu em 04/07/1948. ". Foi membro da Academia Paulista da Letras e também foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (mas recusou a cadeira). Morreu em 1948, vítima de derrame. Ele foi um dos grandes nomes da literatura infantil brasileira, sendo autor de obras clássicas tais como "O Sítio do Pica-pau Amarelo, Reinações de Narizinho, O saci e Negrinha 1923, o livro mais voltado para o público adulto foi uma espécie de denuncia sobre o que aconteceu logo após a escravatura, onde os “ex-escravos” continuavam em situações péssimas.

        O conto é narrado em 3 pessoa pelo autor, essa é a história de uma menina filha de escravos que ficou órfã bebe, sem um nome próprio era conhecida por Negrinha, foi criada  sobre uma esteira e em meio a trapos imundos, pelos cantos da casa. Cresceu assim porque a patroa, Dona Inácia, não suportava criança.

         Dona Inácia era viúva, cristã, e não tivera filhos, uma senhora católica respeitada  por todos, uma mulher caridosa e ironicamente, tratava uma criança tão mal, dizia benfeitora por deixar  que Negrinha continuasse em sua casa após ficar órfã, porém a maltratava deixando-a sem comer, passando frio e além de gostar de dar uns “croques” .

        A pobre Negrinha cresceu, e só isso! Sem infância, magrinha e atrofiada. Sempre ressabiada, não sabia o significado da palavra brincar e carinho. Sua única diversão era ver o relógio bater as horas, com aquele famoso cuco. Um dias chega na fazenda duas sobrinhas de D. Inácia para passar férias, meninas lindas e loiras e Negrinhas ficou tão encantada que chegou a chama-las de “anjos”, porém não pode se aproximar das meninas, mas ao ver bonecas de porcelanas seus olhos brilharam e com a permissão pode brincar pela primeira vez. Após o fim das férias das meninas, foi embora todo  o encanto que Negrinha descobriu ao conhecê-las. Encanto esse que a deixou profundamente triste e delirante com tudo que havia vivido. Negrinha volta a sua vida de castigos e humilhações e falece de tristeza.

       Muito claro, incisivo, cheio de pequenas irônias, que escacaram uma sensação de injustiça, o conto tem um tema polêmico que mostra uma relação de desprezo e humilhação, relação comum, na época, entre as senhoras e filhos de escravos. Relação essa onde o emocional não é levado em consideração, e sim as diferenças sociais.

       

       

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (212.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com