TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Negrinha Monteiro Lobato

Por:   •  18/11/2018  •  Resenha  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 2

O conto foi escrito por José Bento Renato Moteiro Lobato, ele foi um escritor brasileiro. Foi um dos primeiros escritores de literatura infantil da américa latina. Metade de suas obras foram contos infantis.

O conto começa falando sobre Negrinha uma menina órfã de 7 anos, filha de escravos que nasceu em uma senzala. Negrinha foi adotada por uma senhora gorda e rica, Dona Inácia. Ela adotou a criança pois acreditava que salvaria a sua alma, “Quem dá aos pobres empresta a Deus” de acordo com Monsenhor, personagem que visitava e ajudava no alivio da consciência de Dona Inacia, que cometera várias crueldades e atrocidades com os escravos em tempos passados. A menina servia como escape dessas dores de consciência. Não foi por amor que ela havia adotado a menina e sim por alivio de sua consciência.

Podemos destacar no conto que Negrinha já estava acostumada com maus tratos e agressões, sua pele era tatuada de roxos, cicatrizes e vergões. Dona Inácia colocava a menina imobilizada no canto, horas passavam e a alegria de Negrinha era ver o “cuco engraçadinho”. Aquilo fazia a menina esquecer por instantes sua dura vida.

Em um certo dezembro as sobrinhas de Dona Inácia foram passar férias com a “santa” Inácia, “lindas meninas louras, ricas, nascidas e criadas em ninho de plumas”. No conto Monteiro traz um epifania quando na ocasião as meninas estão brincando com diversos brinquedos, porem o auge do sentimento é quando Negrinha vê pela primeira vez uma boneca. Nesse momento o coração amargurado de Dona Inácia sentiu uma leve piedade ao ver os olhos da menina ao ver os brinquedos e deixa a brincar com as outras meninas. “Negrinha coisa humana percebeu nesse dia da boneca que tinha uma alma. Divina eclosão! Surpresa maravilhosa do mundo que trazia em si e que debochava, afinal, como fulgurante flor de luz”.

O desfecho do conto está na morte de Negrinha, Monteiro Lobato deu a ela um final trágico: “enfraqueceu, definhou, como roída de invisível doença consultora. E uma febre veio e a levou”.

O conto Negrinha foi considerado um dos melhores contos de Monteiro Lobato. Nesse conto o autor reflete sua indignação perante a desigualdade e crueldade nos tempos da escravidão. Lobato denunciou a desigualdade entre brancos e negros, herança da escravidão. Ele fez uma referência ao intenso progresso econômico pelo qual o Brasil passava no século XX no qual o autor compara com a escravidão. Lobato retrata a abolição da escravatura e, demonstra sua indignação na seguinte frase: “O 13 de maio tirou lhe das mãos azorrague mais não lhe tirou da alma a gana”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com