TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Conto Negrinha

Por:   •  20/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Relação entre o conto “Negrinha” de Monteiro Lobato, a noticia “Os 80 tiros da execução militar” de Fernando Lavieri e a obra de arte “A redenção de Cam” de Modestos Brocos y Goméz.

O conto, “Negrinha” de Monteiro Lobato, é um retrato da sociedade pós-escravagista que vivia, onde a maioria da população branca continuava com um desprezo pela vida negra. O Brasil viveu 300 anos de escravidão moderna, oque causou grandes cicatrizes  na sociedade brasileira, atualmente podemos perceber o efeito desses 300 anos de uma maneira mais velada que na época de Lobato, onde situações como a do conto não eram tão incomuns e não eram vistas com tanta estranheza.

Mesmo após anos de evolução da sociedade brasileira, algumas das cicatrizes da escravidão, como no conto de Lobato, são claramente observadas na sociedade atual, desde um olhar amedrontado à um negro caminhando na calçada até um dos casos recentes aonde se pode observar claramente as marcas da escravidão.

 Em uma tarde de domingo, o músico Evaldo dos Santos e sua família estavam voltado de carro de um chá de bebê, nada que fugisse a rotina da família que casualmente utilizava o caminho, porém algo diferente ocorreu nesse domingo, um grupo de militares que estava monitorando o local abordou o carro da família com mais de 80 tiros, sem aviso prévio, sem abordagem, sem reflexão, o carro foi confundido com um carro de assaltantes, uma família com uma criança de 7 anos foi alvejada com 80 tiros por serem confundidos com assaltantes. Mas fica a dúvida, como uma família foi confundida com assaltantes? Basta olhar o tom de pele da família, eram negros.

O músico Evaldo Santos morreu. A pintura abaixo é uma amostra dos costumes racistas, que estão na sociedade desde antes de Monteiro Lobato até a atualidade.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (70.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com