TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Analfabetismo no brasil

Por:   •  11/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

     UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

                Amanda Prates                                RA: 9858514432

                Andréia Magalhães                          RA:  9898541058

                Cristina Moreno                                RA :9025446966

                Mara Rosane                                    RA: 9893520894

               Sheila Angélica                                  RA:9896549399

Cronograma de Atividades

SANTO ANDRÉ

2016

               

                   

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Atividade Prática Supervisionada. Objetivo: abordar a ilustração entre teoria e prática da disciplina Expressão Artística na Educação Infantil. Apresentado a disciplina do curso de Pedagogia, 4º NA da Universidade Anhanguera de São Paulo, sob a orientação da Prof.ª Ligiane Raimundo Gomes.

Santo Andre

2016

RESENHA DOS CONTEUDOS PESQUISADOS

Podemos observar com os conteúdos pesquisados que a linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais,

A arte se apresenta no cotidiano infantil na forma de expressão da sua visão de mundo, sua representação da realidade surge quando a criança rabisca ou desenha no papel, na areia, na terra.

 A arte na Educação Infantil apresenta-se como uma linguagem que tem estrutura e características próprias que possibilita à criança, no processo de criação, reformular suas idéias e construir novos conhecimentos em situações onde a imaginação, a ação, a sensibilidade, a percepção, o pensamento e a cognição são reativados.

 A disposição das crianças é um ato criador ao mesmo tempo individual e coletivo. Ao reconstruir os sentidos das experiências para si, a criança articula as experiências externas às suas possibilidades de percepção e leitura de mundo. Não apenas reproduz o que percebe, mas cria outros sentidos, usa a imaginação, por meio da arte é possível adquirir a percepção sobre a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo-se analisar a realidade do local onde vive e criar possibilidades de transformação. Do mesmo, construindo com sua criatividade as possibilidades que for sendo desenvolvidas no decorrer do seu desenvolvimento.

Pensando nisso, realizamos inúmeras pesquisas que nos levaram a criação desse projeto, pesquisas essas que abriam espaços para que a transformação aconteça e se desenvolva juntamente com crianças que serão a imagem de um mundo melhor, mais limpo e saudável.

Vimos à carta da terra, que só veio a dar a certeza que precisamos influenciar nossas crianças de maneira positiva em relação ao cuidado, à importância e ao uso correto do bem maior que é a água

Vimos também os conceitos da educação ambiental e com isso sabemos o que oferecer como oferecer e a possibilidade de não prejudicar a ninguém com a estrutura do projeto, pois teremos apoio de entidades que se ocupam com esse tipo de trabalho.

Vimos arte na educação ambiental, com teatro, danças e artesanato e construímos projetos que além de ser orientador vai desenvolver a criatividade pessoal e em grupo das, fazendo que as crianças trabalhem a arte de maneira que desenvolvam o modo critico de ver as coisas e o mundo que as cercam e criando possibilidades para interagirem com outros onde construirão as atitudes de transformação.

Arte-educação e meio ambiente, pedagogia da terra, a presença da arte na educação infantil, o ensino da arte na educação infantil, as artes na educação infantil, todos esses sites de estudo foram vistos, analisados e aprofundados para o amadurecimento do nosso projeto, vimos leis que se formaram para proteger o meio ambiente, vimos à transformação na área da pedagogia unindo a arte com a educação de forma a preservar sua existência no mundo infantil, fazendo com que todas as crianças tenham acesso e todos os pedagogos tenham reciclagem constante sobre o assunto que lhes compete como intermediador da forma de se fazer a arte abrangendo vários aspectos e formas.

IMPORTÂNCIA DO PROJETO PARA A CIDADE DE TUPINARÉ.

 Nosso projeto está voltado a ajudar a população da cidade de Tupinaré, através de um processo de licitação, a empresa que vencer irá desenvolver um projeto sobre a educação ambiental e queremos padronizar o desenvolvimento infantil para que esse seja uma nova forma de ensino dentro das escolas, envolvendo as crianças com o projeto teremos mais certeza da realização positiva do mesmo.

Temos por objetivo, transformar o meio ambiente de uma comunidade com a colaboração de seus moradores, principalmente as crianças que tem sua infância prejudicada por causa de maus tratos com o meio que vivem.

O lixo produzido e jogado a céu aberto, com proliferação de ratos e outros insetos transmissores de doenças transformam o local em um espaço degradado impossibilitando o desenvolvimento saudável das crianças que ali habitam.

Então através destas observações do espaço proposto para realização de nosso trabalho e de muitas pesquisas para desenvolver de forma correta resolvemos reunir a população do local, inclusive às crianças que serão o foco desse trabalho e propusemos realizar na praça e quadra de esportes que ali existe (ambas, porém sem conservação nenhuma) um projeto de melhorias onde as crianças e adolescentes terão participação ativa, trabalhando assim sua capacidade de expressão, desenvolvimento cognitivo, trabalho em grupo e principalmente conscientização dos cuidados do meio ambiente através da reciclagem.

 Para isso usaremos da arte que no nosso ponto de vista é sem duvida

 a melhor e mais compreendia forma de se expressar.

Por meio da arte é possível adquirir a percepção sobre a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo-se analisar a realidade do local onde vive e criar possibilidades de transformação, construindo com sua criatividade as atividades que forem r sendo desenvolvidas no decorrer do projeto.

Temos hoje inúmeros métodos de transformação através da reciclagem, porém muitas vezes o comodismo de não reciclar abrange um determinado local que esse acaba se tornando impróprio até mesmo para moradia, quanto mais para recreação e desenvolvimento saudável das crianças que ali habitam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (165.8 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com