TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ante Projecto

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A gestão educacional é um grande desafio no ambiente escolar para os gestores da instituição e até mesmo aos nossos familiares.

No processo de ensino aprendizagem a gestão educacional é um processo de construção de relação entre o líder da instituição e os seus funcionários. Também não podemos descartar os problemas que possam afectar na gestão educacional da instituição. O líder encontra vários obstáculos na sua gestão.

A gestão educacional é uma construção histórica, resultante de um processo de transformação social, económico e político. Reveste-se de contradições e de diversos interesses políticos. Portanto, a política de gestão não é neutra, abstrata e nem tampouco generalista ou com finalidade em si mesma. Ela articula-se ao desenvolvimento do sistema económico, das políticas do Estado, no qual está inserida e reflecte os posicionamentos dos gestores que a assumem.

A gestão educacional é uma das instâncias que compõe a gestão governamental, e actualmente vem ganhando destaque na pauta das discussões no âmbito nacional e internacional. Esse fenômeno se explica pela compreensão de que a educação é um dos factores determinantes para o desenvolvimento de um país. Deste modo, o tema tem despertado interesse de estudiosos, como também tem crescido a oferta de cursos de formação relacionados a esse campo.

1. APRESENTAÇÃO DO TEMA

A gestão educacional é um dos principais fenômenos que geram dificuldades no contexto escolar. Entre os problemas que podemos compreender no processo da gestão educacional é a relação interpessoais na instituição formulação escolar.

Estando preocupados com a gestão educacional no processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar, prepusemo-nos abordar sobre os factores que influenciam o líder na gestão educacional no colégio do Iº ciclo Comandante Bula, Município do Tombonco, Província do Zaire.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Factores que influenciam o Líder na gestão educacional no Colégio Comandante Bula, Município do Tomboco, Província do Zaire, no ano lectivo 2019.

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Sendo estudante do curso de pedagogia na Escola Superior Politécnica do Zaire/ Soyo, na opção de Pedagogia Gestão escolar e professor da 1ª classe, na escola primária nº 084 Mongo- Diambu, através da observação empírica tendo constatado alguns factos por parte do líder na gestão educacional.

Assim sendo, declaramos o seguinte problema cientifico:

4.  PROBLEMAS CIÊNTIFICO

Quais são os factores que influenciam o líder na gestão educacional? E como gerir estes factores para o bom andamento do seu.

Como líder quais são as estratégias para superar estes factores?

5. OBJECTIVOS

Para dar respostas à esta questão cientifica elaborou – se os seguintes objectivos.

Objectivo geral

  • Identificar os factores que influenciam o líder na gestão educacional no colégio comandante bula do Tomboco.

Objectivos específicos

  • Diagnosticar os factores que influenciam no trabalho do gestor educacional do colégio Comandante Bula.
  • Elaborar um plano de acção para superação dos factores que influenciam negativamente o trabalho do gestor educacional

6. JUSTIFICATIVA

Sendo a gestão educacional como elemento primordial no processo de ensino aprendizagem não só como também pode afectar o ambiente escolar causando influências negativas e positivas bem como nos alunos e professores, etc.

É relevante abordar o assunto no sentido de acharmos o mecanismo necessários para ajudar o líder nas suas funções. É nesse nível que temos de nos preocupar com as nossas atitudes comportamentais, para que amanhã tenhamos bons dirigentes, líder, para liderar o nosso país.

Pelas razões acima referidas deve se fazer um estudo sobre o assunto, em seguida dar uma possível solução ao problema para que possa então contribuir de uma forma positiva.

CAPÍTULO:1 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Definição de conceitos

  1. . Factores

Entendemos por factores, os elementos que podem condicionar uma situação, tornando-se a causa da evolução ou transformação dos factos. Um factor é o que contribui para que se obtenham determinados resultados ao cair sobre ele a responsabilidade da variação ou das mudanças.

Segundo a gramatica de língua portuguesa: Fatores são substantivo masculino plural; Aqueles que fazem alguma coisa; agentes. Elementos que contribuem ou influenciam na obtenção de um resultado; condições, causas. Factores é sinônimo de: agentecausacondiçãofator.

  1. . Líder

Segundo o dicionário de língua portuguesa, líder é aquele que dirige um grupo de pessoas ou sobre elas exerce influência. Chefe, Guia.

Segundo Rupert (2006), o líder é alguém com capacidade de criar por meio de um desenvolvimento de métodos, atitudes e técnicas, para transformar as competências e motivar seus liderados. Líderes são agentes de mudança na medida em que seus comportamentos afectam o comportamento de outros indivíduos.

Segundo Maxwell (2009), o verdadeiro líder é ser a pessoa que outros seguirão, alegre e confiante. Pois a verdadeira liderança começa no coração e não com a cabeça, de modo que, para liderar é necessário amar as pessoas.

Likert (1990), citado por Cunha at al (2007), defende a necessidade de se abdicar de certas formas de supervisão baseada na dominação e controlo. O líder eficaz, consciente da necessidade de executar as suas funções de liderança procura minimizar a influência da hierarquia. Um líder pode despertar as melhores qualidades das pessoas e dos grupos sem exercer seu estatuto de forma autoritária.

  1. . Gestão educacional

Para Carmo [...] A gestão educacional é uma das instâncias que compõe a gestão governamental, e atualmente vem ganhando destaque na pauta das discussões no âmbito nacional e internacional. Esse fenômeno se explica pela compreensão de que a educação é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento de um país.

Para Janela Afonso (2010) a gestão educacional é entendida como órgão que operacionaliza e implementa as orientações e políticas da instituição, podendo ser centralizadora, controladora, produtivista, competitiva e de modo geral, atrelada a demandas do mercado ou de outro modo, democrática, autônoma e participativa, o que eleva o seu compromisso com os interesses da coletividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com