TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Autismo e Suas Teorias

Por:   •  27/11/2017  •  Ensaio  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Autismo?

Uma primeira versão do autismo, portanto foi descrita por Bleuler em 1911, que a define como uma função complexa em que a relação com a realidade é perturbada ou suspensa, em consequência de uma perturbação primária de associações e surgimento de emoções e imagens fugidias. Esse retorno do sujeito ao seu mundo interior, essa submissão imaginária, essa espécie de adesão a uma nova realidade que vem recobrir a realidade tomada à distância, representa uma segunda spaltung, onde o sujeitonão é apenas dividido, mas separado do seu mundo.

O termo autismo ficará sempre marcado por sua origem na clínica da esquizofreniaquando foi definido por Bleuler, para falar daquelas crianças que se voltavam para elas próprias num mundo auto erótico, “fica difícil até hoje apreender o termo autismo sem passar pelo prisma deformante da psicose” (J. Hocchman, Histoire de l´autisme. Paris : Odile jacob, 2009. p. 27 2 J.C. Maleval 3 Idem, p. 10).

Já Lauretta Bender (neuropsiquiatria pediátrica), ela realizou pesquisas nas áreas de distúrbios do espectro autista em crianças. Ela se refere a uma perturbação de integração que toca o desenvolvimento de uma criança ainda inacabada.

“A esquizofrenia na infância pode se definir como uma forma de encefalopatia que aparece em diversos momentos da curva do desenvolvimento, interferindo no desenvolvimento da unidade biológica e da personalidade social, de modo característico e que em relação a frustação, envolve uma angustia à qual o indivíduo reage com suas próprias capacidades” (BENDER, 1911)


A partir de Leo Kanner(1894-1981), médico, psiquiatra nascido na Áustria. Ele descobriu em 1943 que o autismo é uma condição caracterizada pelo desenvolvimento acentuadamente anormal e prejudicado nas interações sociais, nas modalidades de comunicação e comportamento. Para Kanner, este transtorno ou condição mental tem sido motivo de inúmeras discussões e controvérsias em relação a cada diagnóstico, tratamento e causas.

Kanner descreve o autismo como perturbação inata do contato afetivo, mas não perturbação como consequência e sim como um fracasso inicial fundamental. E é essa a posição que vai separar definitivamente o autismo da esquizofrenia.

Atualmente é considerado autismo um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações desde muito precoce, tipicamente antes dos três anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobre do desenvolvimento humano com as áreas de comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com