TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CARNAVAL

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CARNAVAL

JÉSSICA DO ESPIRITO SANTO MARINHO

MÁRCIA SALDANHA

RAFAEL ÁVILA

Prof.: Juliana

RIO DE JANEIRO, ABRIL

2015

JÉSSICA DO ESPIRITO SANTO MARINHO

MÁRCIA SALDANHA

RAFAEL ÁVILA

CARNAVAL

           Trabalho apresentado ao Curso de

Pedagogia em Comunicação e Expressão do

Centro Universitário Carioca

Orientador: Juliana

RIO DE JANEIRO, ABRIL

2015

Justificativa:

O carnaval é um marco da cidade do Rio de Janeiro, um dos grandes elementos da cultura nacional, onde turistas do mundo vem para curtir a festa. Hoje se tornou também uma gigantesca competição de música, danças, alegorias e fantasias.

Não podemos esquecer do carnaval de rua, com blocos e tris elétricos, levando milhares de pessoas para as grandes avenidas das cidades de todo país.

Realmente uma festa que para o Brasil, muitas empresas, repartições públicas e instituições de ensino param de funcionar e vão curtir o carnaval, onde as pessoas dançam, cantam, fazem festa e se divertem muito.

O carnaval é uma festa marcado pelo adeus a carne, após ela fazia um grande período de abstinência e jejum. Cada lugar brincava a seu modo, geralmente de uma forma propositadamente extravagante, de acordo com seus costumes.

Pensa-se que terá surgido na Grécia, e Igreja Católica adotou essa comemoração em 590 d. C. antes da Quaresma (quarenta dias de jejum), e é regido pelo ano lunar no cristianismo.

O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana no século XX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. E o Rio se inspirou no Carnaval parisiense para implantar suas festas carnavalescas. Já o Rio criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma, e em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem. A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-Feira Gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras).

[pic 2]

A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne. O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e também com o controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja [pic 3]

Carnaval de VenezaItália.

O Carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias nas ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as atividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.

[pic 4]

Ilustração medieval simbolizando um carnaval do período

A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que na colônia era praticada pelos escravos. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba. Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais também foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil.

Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia. No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

 

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir daí o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (415.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com