TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPUTADOR COMO AUXÍLIO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CEGAS NO INSTITUTO JONAS MELO NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS-PA

Por:   •  5/1/2017  •  Artigo  •  12.109 Palavras (49 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 49

O COMPUTADOR COMO AUXÍLIO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CEGAS NO INSTITUTO JONAS MELO  NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS-PA

RESUMO[pic 1]

A perspectiva deste trabalho teve como foco principal investigar o processo de ensino aprendizagem na educação especial de quantos desafios os professores enfrentam na educação especial Instituto Jonas Melo no Município de Parauapebas-Pa. O inicio deste trabalho iniciou em 2011. Foram elaborados questionários, com intuito de obtenção de dados quantitativos e qualitativos. Estes questionários continham perguntas direcionadas as professoras participantes desta pesquisa. Para obtenção dos dados aqui apresentados, foi necessário usar novas estratégias, como a observação e obtenção de dados durante as aulas dos alunos, com gravação de vídeos, das aulas e das conversas com as professoras.  Nesse contexto objetivou-se analisar os instrumento pedagógico na sala de aula para  aulas expositivas, bem como sua capacidade de estimular os alunos seus aspectos cognitivos. Sendo importante elencar que os alunos dessa modalidade escolar estão sendo incluídos no processo de aprendizagem e, por isso, demandam uma série de cuidado e uma atenção muito particular a seu desenvolvimento. O professor deve ser capaz de perceber as mínimas alterações que acontecem com seus alunos e a forma como elas interferem no processo de aprendizagem. Os estudos foram com bases em análises documentais, pesquisas e questionários aplicados aos professores da escola Jonas Melo. Os resultados apontaram que os professores podem se utilizarem dos recursos pedagógicos, que ajuda a criança no raciocínio lógico, coordenação, leitura entre outros aspectos, por ser um recurso tecnológico inovador em sala de aula. A pesquisa será voltada sobre a contribuição da escola no ensino aprendizagem e inclusão dos alunos, os recursos pedagógicos como auxílio na alfabetização de crianças especiais na escola.

PALAVRA-CHAVE: educação especial, cognitivo, inclusão digital, instrumentos pedagógicos.

[pic 2]

ABSTRACT
[pic 3]

KEYWORD: 

SUMÁRIO

RESUMO

ABSTRACT

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................07

3  O COMPUTADOR COMO AUXÍLIO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CEGAS......................................................................................................................10

3.1 Educações Especiais...........................................................................................10

3.2 a Historia da Educação Especial no Brasil .........................................................12

3.3Deficiência visual .................................................................................................14

3.4 Inclusão e Integração...........................................................................................19

5  RESULTADO E DISCUSSÃO .............................................................................30

5.1 Perfis Sócios Demográfico .................................................................................35

5.2 Representações Gráficas ...................................................................................35

6 Conclusão..........................................................................................45

7  Referencias bibliográficas...............................................................47

ANEXO I....................................................................................................................51

1 INTRODUÇÃO

O trabalho sobre a pesquisa “O Computador Como Auxílio na Alfabetização de Crianças Cegas”, tem por finalidade certificar as hipóteses levantadas sobre o resultado positivo da inclusão do computador no processo de alfabetização de crianças cegas. Para isso, avalia-se o nível de aprendizagem de um grupo de alunos do Instituto Jonas Melo, no município de Parauapebas - Pará.

A criança cega assim como as outras crianças, em qualquer faixa etária, necessita de estímulos para que se interesse pelo aprendizado. Hoje, o uso do computador na didática da alfabetização é algo muito frequente. É possível encontrar diferentes softwares educativos, que conseguem antecipar e facilitar a alfabetização, valorizando a concentração e a capacidade de criar, dos alunos.

 De acordo com Dias. (2005):

O aprendizado do Sistema Braille requer memorização, concentração e abstração por parte da criança em fase de alfabetização, comportamento que creio não ser muito fácil de alcançar em uma idade tão tenra, mais difícil ainda se esta criança apresentar outras dificuldades associadas a cegueira.

Esta pesquisa baseia-se na ideia que o computador é um instrumento auxiliador no processo de aprendizagem de crianças cegas, e que pode sim, realizar, as atividades propostas pelo professor, usando este instrumento como apoio, na realização das suas atividades.

Enfim, a realização deste trabalho implica diretamente na analise do êxito dos alunos do Instituto Jonas Melo, pois a pesquisa auxiliará na formação dos futuros docentes de crianças cegas, e na quebra de paradigmas de profissionais atuantes, que contribuirão para a melhoria na qualidade de ensino.

  1. Situação Problema

As crianças com necessidades educacionais especiais apresentam nas escolas regular, a possibilidades de serem atendidas juntamente com outras crianças, a fim de que possam  integrar-se  no grupo e aprender com mais facilidades.

Dessa forma, a Educação Especial agora concebida como o conjunto de conhecimentos, tecnologias, recursos humanos e materiais didáticos que devem atuar na relação pedagógica para assegurar resposta educativa de qualidade às necessidades educacionais especiais de cada um.

Cabe não somente ao professor da educação especial, mas também toda de comunidade envolvida, uma ação no cotidiano visando a integrar todas as crianças no grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (84.4 Kb)   pdf (445.6 Kb)   docx (198.4 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com