TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURRÍCULO COMO FONTE DE FORMAÇÃO ADEQUADA

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG

CURSO DE PEDAGOGIA

O CURRÍCULO COMO FONTE DE FORMAÇÃO ADEQUADA

LORRANE MENDONÇA SILVA

DIVINÓPOLIS, UEMG, 2015.

LORRANE MENDONÇA SILVA

O CURRÍCULO COMO FONTE DE FORMAÇÃO ADEQUADA

Este trabalho refere-se à atividade desenvolvida na disciplina de Gestão de Currículos e Processos Pedagógicos do 6º período do curso de Pedagogia - UEMG.  Tal atividade é requisito necessário para obtenção de nota na disciplina.

DIVINÓPOLIS, UEMG, 2015.

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá . Tendências Recentes do Currículo na Escola Básica. In: ENCONTRO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA, 2005. p.1-13

O currículo escolar tem por finalidade determinar o caminho a ser percorrido pela Instituição de Ensino priorizando o entendimento de quem terá contato com o mesmo, fazendo entender que conhecimento será priorizado naquele local. O presente artigo vem nos conduzir a este entendimento, de maneira fluida e simples, nos mostra claramente a necessidade de uma reflexão da importância do currículo da educação básica.

Apresentando os diversos conceitos sobre currículos, o contraponto principal é mostrar a variação deles com o passar dos anos, mostrando a necessidade em adaptação com as transformações globais que acontecem, ou seja, o currículo deve adaptar-se a realidade escolar e às necessidades de cada indivíduo.

Apresentado de maneira simples e objetiva, o artigo vem com diversas informações e relatos que contribuem fortemente para o entendimento do tema, principalmente à profissionais envolvidos na educação, que se comprometem em atualizar e entender melhor os processos nos quais promovem uma educação de qualidade. Tudo isto é alcançado com competência em um breve texto de treze páginas, subdividido em nove subtítulos que compõe um emaranhado de questões voltadas ao tema que é enriquecedor na vida de qualquer profissional da educação.

Qualquer currículo apresenta por si só a identidade do que é o objetivo determinado, o que o constitui está intimamente ligado ao que ele desempenha na vida do educando, ou seja, o currículo utilizado mostra fielmente qual a proposta da Instituição. Assim, é dado às escola autonomia para construir seu próprio currículo, de acordo com sua realidade, como está estabelecido na LDB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com