TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURRÍCULO E TRABALHO PEDAGÓGICO

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

CURRÍCULO E TRABALHO PEDAGÓGICO

Transcrição 04/11/2019

  1. Currículo sempre se construindo

O currículo está em constante mudança, a escola faz, ensina, valida de acordo com o momento social. Ele não é neutro, estático, mas em constante mudança. Há um currículo prescrito às políticas educacionais, que é o oficial, mas esse oficial é alterado, modificado na escola, se readaptando, ressignificando no contexto da escola.

Há um diálogo entre o conteúdo e a vida em sociedade. Questões como protagonismo, democracia, representatividade são questões socias e também abordadas nas escolas. No currículo também ocorre a seleção do conteúdo que deve ser ensinado, e essa escolha é uma ferramenta muito poderosa. Essa escolha privilegia um determinado modo de olhar e isso varia de acordo com cenário político, econômico que se passa, se a sociedade muda o currículo muda.

  1. O que seria o currículo?

Currículo vem do latim e corresponde a uma função dupla, a primeira é organizar os conteúdos que serão trabalhadas pelos professores e a segunda é a unificação do conhecimento. O autor do texto também alega que o currículo possui uma potencialidade reguladora... O professor precisa de autonomia para o trabalho pedagógico.

No currículo há uma intencionalidade pedagógica e isso está inserido na autonomia do professor. Podemos mudar o conteúdo, mas temos um objetivo (intencionalidade pedagógica) que temos a atingir com a aula. Sempre devemos ter um objetivo norteando nossa prática

  1. Origem do currículo

Foi usado pela primeira em 1918 e até hoje temos esse pensamento como base. Nos pensamentos desse primeiro currículo, a escola deve ser tão eficiente como uma fábrica. É é por meio dele que falamos sobre disciplina, hierarquia e ordem. Desde que se organizou ensino e aprendizagem em termos formais, havia um currículo. Desde que se tinha um mestre pra ensinar os filhos dos reis, havia um currículo, aquilo que se tinha em mente ao ensinar. Por isso que Sacristàn diz que os currículos se originam dos conteúdos que se deveriam ensinar e o que se deveria aprender. Nossa escola, por exemplo, não pode deixar de ensinar o BNCC.

“Seleção organizada de conteúdos que deverão ser ensinados e aprendidos/função organizadora e unificadora do ensino de aprender, por outro lado separação em componentes e disciplinas.” (Sacristàn)

Isso é um caráter fragmentado do currículo que vemos até hoje. Estudamos componentes curriculares separados.

  1. Questões ou afirmações que podem ser feitas ao currículo

O QUE ENSINAR?  É uma pergunta que faremos ao organizar o currículo. É o que estrutura a elaboração de qualquer currículo, seja ele em qualquer instituição, isso orienta o trabalho.

O QUE NOSSO ALUNOS DEVEM APRENDER? É a partir disso, o que ensinar e o que aprender que estruturamos o currículo. A escolha dos conteúdos nunca é neutra, por mais neutra que se pareça, serve sempre a um determinado fim. Você sempre está, sem sua profissão, se posicionado politicamente, se colocando no mundo. O trabalho pedagógico é sempre politico pedagógico. Nos estamos sempre nos posicionando politicamente.

COMO ESTÁ ORGANIZADA A SEQUENCIA DIDÁTICA? Que vem primeiro? Que conteúdo devo trabalhar primeiro? Que conteúdos os estudantes devem ter aprendido para trabalhar tal conteúdo? Se entende que há uma gama de conteúdos que devemos ver antes de avançar na graduação/escola, sendo necessário uma sequência. Há uma organização de conhecimento que justifica não trabalharmos tal conteúdo no primeiro período. Se entende que precisamos compreender determinados conteúdos antes de ir para avançar.

QUEM DEFINE O QUE DEVE SER ENSINADO E O QUE DEVE SER APRENDIDO? Quem são os autores? Eles estão vinculados a qual matriz político ideológica?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com