TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Condicionamento no Behaviorismo

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                                                                                     [pic 2]

Nome: Luana Maria Rodrigues Gonçalves             Matrícula: 01710323

Turma: PED-2UNA

Aula 1 - Aprendizagem e Comportamento

1. O que é condicionamento no Behaviorismo?

O condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo. Esse processo é vinculado ao Behaviorismo ou Comportamentalismo, que é o conjunto de ideias presente na Psicologia que vê o comportamento como único, devendo ser o objeto de estudo da Psicologia.

2. Explique as contribuições de Thorndike ao Behaviorismo.

Thorndike apartir de seus estudos feitos com animais, postulou a Lei do Efeito. A Lei do Efeito afirma que aquelas ações que tem resultados agradáveis para o animal (incluindo o homem) tendem a se repetir, enquanto que as que têm resultados desagradáveis, tendem a desaparecer. B. F. Skinner baseou sua teoria do condicionamento operante na lei do efeito.  A lei do efeito teve uma grande influência sobre o desenvolvimento do behaviorismo, que passou a se tornar a escola de pensamento dominante na psicologia.

3. Explique o experimento de Pavlov.

A experiência de Pavlov  que esclareceu a existência do condicionamento clássico/respondente envolveu a salivação condicionada dos cães. Pavlov queria informar-se como os reflexos condicionados eram adquiridos. 
Os cães  salivam naturalmente por comida; assim, Pavlov chamou à correlação entre o estímulo incondicionado (comida) e a resposta incondicionado (salivação) de reflexo incondicionado.
Por outro lado quando um estimulo não provoca qualquer tipo de resposta, denomina-se de estimulo neutro  (som da campainha).
A experiência dele consistiu em associar um estimulo não condicionado (comida) com a apresentação de um estimulo neutro (som de uma campainha).
Após a repetição desta associação de estímulos verificou  que o cão aprendeu a salivar perante o estimulo que antes não provocava qualquer resposta (neutro) mesmo na ausência do estimulo incondicionado (comida).

4. Qual a diferença de comportamento operante e comportamento respondente?

A diferença entre o comportamento operante e respondente é o comportamento involuntário ou voluntário. Comportamento  respondente envolve a associação entre uma resposta involuntária e um estímulo, enquanto o comportamento operante é sobre a associação entre um comportamento voluntário e uma consequência.

No condicionamento operante, o aluno também é recompensado com incentivos, enquanto que o comportamento respondente  não envolve tais tentações.

5. O que é reforço, segundo a teoria behaviorista? O que é reforço negativo e positivo? Dê um exemplo para cada caso na aprendizagem diferente do apresentado nos slides.

Reforço Positivo é dar algo agradável depois de um comportamento. Isto aumenta a probabilidade de que o comportamento continuará. Exemplo: Um professor elogiando os estudantes quando eles responderem corretamente irá aumentar esse comportamento.

Reforço Negativo está tirando algo desagradável, como resultado do comportamento que é aceitável. Este também serve para aumentar o comportamento. Exemplo: Em um supermercado, uma criança faz birra, porque não conseguiu uma barra de chocolate. O Pai finalmente dá o chocolate para a criança. Ela para a birra e tira algo desagradável, então o comportamento de obter barras de chocolate do pai vai aumentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com